Estratégias de Marketing e Posicionamento de Marca no Setor Hoteleiro: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Gustavo Barbieri Lima FEARP - Universidade de São Paulo
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Professor da Universidade de São Paulo –USP/SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2187

Palavras-chave:

Marketing Estratégico, Marca, Setor Hoteleiro.

Resumo

Devido ao grande incentivo ao turismo no Brasil, quer seja de lazer ou negócios, o ambiente competitivo no setor hoteleiro é altamente acirrado. Oferta superior de valor ao cliente e disputas por tarifas reduzidas fazem parte do cotidiano de profissionais que estão diretamente relacionados à hotelaria. Desta forma, as estratégias de marketing, pautadas em segmentação de mercado, definição de mercado-alvo e posicionamento, assim como estratégias de marca são de extrema importância para a diferenciação do serviço oferecido pelos hotéis. O objetivo central deste estudo é investigar a operacionalização das estratégias de marketing e posicionamento no caso do Hotel Araucária Plaza (categoria cinco estrelas), estabelecido em Ribeirão Preto – S.P. Utilizou-se o método de estudo de caso para a elaboração da presente pesquisa (entrevista semi-estruturada em profundidade e análise documental). Os resultados apontam: (a) O hotel se posiciona estrategicamente como um hotel de luxo na mente dos clientes, procurando oferecer aos mesmos serviços e valor superior; (b) A marca está estrategicamente vinculada à luxo e sofisticação; (c) O hotel possui um sistema de informação de marketing eficiente; (d) Meios de divulgação (Propaganda): Mídia, Outdoor, Mala direta, E-mail marketing, Convênios com táxis, revistas/ manuais das agências de viagem que vendem os pacotes. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2187

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Biografia do Autor

Gustavo Barbieri Lima, FEARP - Universidade de São Paulo

Mestre em Administração - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo. Título da Dissertação: “Consórcios de Exportação no Brasil: Um Estudo Multi-Casos.” Pós Graduado em Marketing (Master of Business Administration) – Fundace – FEARP – Universidade de São Paulo. Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP. Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Marketing, Tecnologia e Negócios Internacionais - FEARP – USP (03/ 2003 - Atual). Pesquisador: Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, Estratégias de Marketing, Marketing Internacional, Negócios Internacionais. Experiência profissional em empresas na área de comércio internacional. Autor/ Co-autor de artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados em revistas especializadas indexadas.

Dirceu Tornavoi de Carvalho, Professor da Universidade de São Paulo –USP/SP

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP/SP Professor da Universidade de São Paulo –USP/SP

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Publicado

08.12.2010

Como Citar

Lima, G. B., & de Carvalho, D. T. (2010). Estratégias de Marketing e Posicionamento de Marca no Setor Hoteleiro: Um Estudo Exploratório. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 98–126. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2187