Instagram e seus atributos de consumo: uma análise de conteúdo a partir do efeito priming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.13907

Palavras-chave:

Ativação do consumo, Instagram, Atributos das Publicações, Comportamento do Consumidor.

Resumo

Objetivo: Esta investigação objetivou identificar os atributos positivos e negativos das publicações do Instagram e suas formas de ativação do consumo.

Método: Um estudo de caso foi realizado com os usuários do Instagram em duas etapas: entrevista coletiva e entrevistas individuais. Ao todo, 33 sujeitos participaram das entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo com apoio do software ATLAS.ti.

Originalidade/Relevância: Uma investigação sobre o Instagram como uma ferramenta online para influenciar o comportamento do consumidor é necessária, pelo fato de serem ambientes de construção e manutenção do relacionamento social que influencia a sociedade contemporânea.

Resultados: Os resultados revelam que as publicações com imagens de elevada qualidade, pessoas felizes, boa apresentação do produto/serviço, experiências reais e positivas e informações complementares constituem os atributos positivos. Por outro lado, as publicações com imagens não atrativas e sem qualidade, que não correspondem à realidade do produto/serviço ou do usuário, com propaganda disfarçada e sem informações formam os atributos negativos. Ainda, nota-se que as publicações ativaram o consumo de diferentes formas, entretanto, isso apenas ocorreu devido às representações mentais pré-existentes.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo trouxe a discussão sobre a temática da ativação do consumo no Instagram, ainda pouco explorada na literatura do comportamento do consumidor. Ademais, retrata características das publicações que conduzem a efeitos positivos e negativos na visão de entrevistados que representaram cada Estado do Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Naftally Dantas Barbosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Mestre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
Mossoró, RN.

Yákara Vasconcelos Pereira, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutora, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Karla Rosane do Amaral Demoly, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Pós Doutora em Educação UMINHO PT.
Professora Associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Mossoró, RN.

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Publicado

24.09.2020

Como Citar

Barbosa, M. N. D., Pereira, Y. V., & Demoly, K. R. do A. (2020). Instagram e seus atributos de consumo: uma análise de conteúdo a partir do efeito priming. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(3), 560–585. https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.13907

Edição

Seção

Artigos