Entre o bem estar social e o poder público: uma análise das estratégias de marketing social em prol da doação sanguínea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3842

Palavras-chave:

Doação de Sangue, Estratégia, Políticas Públicas, Marketing Social, Governo

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem por objetivo analisar como as ações governamentais em prol da doação de sangue são percebidas por doadores, não doadores e potenciais doadores.

Método: Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva com duas abordagens: quantitativa e qualitativa. A etapa quantitativa compreendeu uma amostra composta por 641 indivíduos, cujos dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória. A etapa qualitativa foi realizada com 31 indivíduos e a entrevistas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo.

Originalidade/ Relevância: enquanto temática de estudo, é uma questão recorrente no âmbito da saúde pública brasileira e cada vez mais analisada à luz do marketing social.

Resultados: como principais resultados identificou-se que as campanhas não são realizadas como forma de modificar o comportamento do sujeito, e, sim, como uma ação emergencial para suprir uma necessidade eminente dos bancos de sangue.

Contribuições teóricas/ metodológicas: a etapa quantitativa permitiu a identificação de uma estrutura subjacente de uma matriz de dados, determinou o número de construtos e suas respectivas naturezas. Já a etapa qualitativa objetivou a categorização e a busca pelos seus significados.

Contribuições sociais/ para a gestão: verificou-se uma precariedade das estratégias relacionadas à doação de sangue que empreendidas pelo governo, uma vez que estas vão de encontro à proposta educativa presente na teoria de marketing social.

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Biografia do Autor

Helena Belintani Shigaki, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Administração (2010), especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2012) e mestranda em Administração, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente participa dos projetos de Atualmente participa dos projetos de pesquisa "Antropologia do consumo", "A experiência vivenciada por idosos em suas visitas a um shopping center" e "A formação do professor de Administração: o docente em sala de aula e o orientador de trabalhos acadêmicos".

Caissa Veloso e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais

Professora titular do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pró-Reitora de Pós-Graduação (desde setembro de 2017) e Coordenadora do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes (desde maio de 2016), onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade – NUPEC.

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo

Possui Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa; Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais); Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977). É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores e oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e sessenta bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É Editor da Revista Gestão & Tecnologia. Fellow da Bentley University - Massachusetts - USA. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa em Neurociências na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

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Publicado

28.05.2019

Como Citar

Shigaki, H. B., Pereira, J. R., Sousa, C. V. e, & Lara, J. E. (2019). Entre o bem estar social e o poder público: uma análise das estratégias de marketing social em prol da doação sanguínea. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(1), 73–85. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3842

Edição

Seção

Artigos