Proposta de aplicação do marketing de relacionamento nas relações interorganizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3925

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Relação entre empresas concorrentes, Teoria da troca social.

Resumo

Objetivo: O marketing de relacionamento é utilizado no estudo das relações de troca, sendo comumente estudado nas relações com os clientes ou com os fornecedores da empresa. Este estudo tem como objetivo propor um modelo conceitual para compreender a relação entre empresas concorrentes, a partir do marketing de relacionamento e da teoria das trocas sociais.

Método: Realizou-se um ensaio teórico e utilizando-se de achados sobre o marketing de relacionamento foram desenvolvidas algumas proposições para a relação entre empresas concorrentes.

Originalidade/Relevância: A pesquisa é relevante e inovadora ao utilizar uma teoria clássica dentro de um contexto não convencional.

Resultados: Amparado pela teoria das trocas sociais, alguns aspectos do marketing de relacionamento influenciam positivamente nas relações entre empresas concorrentes (cooperação, confiança, compartilhamento de valores, comprometimento, comunicação, empatia e reciprocidade). Enquanto outros influenciam negativamente (poder coercivo, comparação de alternativas e comportamento oportunista).

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição do estudo é propor a utilização dos conceitos de marketing de relacionamento, como uma lente teórica para compreender as relações entre empresas concorrentes.

Contribuições sociais / para a gestão: E a contribuição do gerencial está em fornecer subsídios para a manutenção de relações de longo prazo entre empresas concorrentes. Desse modo, o estudo estimula a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas para que a relação entre empresas concorrentes possa ser analisada empiricamente, através do marketing de relacionamento.

Biografia do Autor

Juliane Laviniki Neumann, IMED

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Claudionor Guedes Laimer, Faculdade Meridional (IMED), Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Administração pela Universidad de Zaragoza, (Espanha). Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sino - UNISNOS, São Paulo, Brasil. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Faculdade Meridional (PPGA/EA/IMED), São Paulo. 

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Publicado

28.05.2019

Como Citar

Neumann, J. L., & Laimer, C. G. (2019). Proposta de aplicação do marketing de relacionamento nas relações interorganizacionais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(1), 118–131. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3925

Edição

Seção

Artigos