Análise dos Atributos Valorizados pelo Consumidor no Mercado Brasileiro do Luxo Acessível

Autores

  • Henrique de Souza Bezerra FEA-RP/USP
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Universidade de São Paulo (USP)
  • Edgard Monforte Merlo FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3321

Palavras-chave:

Mercado de Luxo, Novo Luxo, Comportamento do Consumidor.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fundamental identificar quais são os principais atributos valorizados pelos consumidores brasileiros de bens de luxo acessível. Em suma, entende-se que o luxo acessível (ou novo luxo) perfaz um mercado composto por uma base de consumidores de classe média, que aparentemente desejam expressar um estilo de vida, poder e status por intermédio de suas ações de consumo, mas que não possuem renda suficiente para a compra dos itens tradicionais de luxo – que no geral possuem preços elevados. Para se atingir os propósitos do estudo, levantaram-se, a partir de uma extensa revisão de literatura, 32 itens que podem determinar o comportamento dos consumidores de bens de luxo. Como método de análise de dados, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. Em suma, identificou-se que os consumidores valorizam atributos relacionados às emoções inerentes aos bens de luxo; à qualidade e durabilidade dos itens; às relações sociais que podem ser estabelecidas a partir da posse e uso do bem; ao protagonismo e tradição das marcas; além da importância da inovação.

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Biografia do Autor

Henrique de Souza Bezerra, FEA-RP/USP

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Universidade de São Paulo (USP)

Professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP).

Edgard Monforte Merlo, FEA-RP/USP

Professor associado do Departamento de Administração da FEA-RP/USP. Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP, e Mestre em Economia pela PUC/SP. Pesquisa nas áreas de comportamento do consumidor e política de negócios.

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Publicado

31.08.2017

Como Citar

Bezerra, H. de S., Arruda, D. de O., & Merlo, E. M. (2017). Análise dos Atributos Valorizados pelo Consumidor no Mercado Brasileiro do Luxo Acessível. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 351–368. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3321

Edição

Seção

Artigos