Estrutura hierárquica de autenticidade de marca

Autores

  • Maiara Regina Kososki UFPR
  • Paulo Henrique Mueller Prado UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3578

Palavras-chave:

Autenticidade da Marca, Estrutura hierárquica, Teoria de Resposta ao Item, TRI

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é propor uma nova escala de autenticidade de marca baseada na avaliação do consumidor ao considerar a estrutura hierárquica das dimensões formadoras da escala.

Método: Foi realizado um survey online (780 indivíduos), no Brasil e nos Estados Unidos. A Teoria da Resposta ao Item foi utilizada para analisar a estrutura hierárquica dessas dimensões.

Originalidade/Relevância: O uso do IRT é novo no contexto de autenticidade da marca. Trabalhos anteriores se concentraram em técnicas multivariadas, uma vez que, relativamente; satisfazem as necessidades mais importantes de pesquisa de marketing, como a capacidade de analisar dados complexos.

Resultados: Como resultado, obteve-se uma escala consistente e parcimoniosa, baseada em 09 dimensões, que formam o constructo, incluindo: espontaneidade, comprometimento da qualidade, essência, nostalgia, valores, simplicidade, design, originalidade e procedência.

Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de marcas, desenvolvendo uma métrica que aborda dimensões inexploradas, até o momento.

Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, a escala é uma ferramenta para avaliar o posicionamento da marca e, portanto, fornecer novas abordagens estratégicas.

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Kososki, M. R., & Prado, P. H. M. (2019). Estrutura hierárquica de autenticidade de marca. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(2), 1–18. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3578

Edição

Seção

Artigos