Amor à marca no marketing esportivo: proposição de um modelo relacional dos vínculos emocionais e afetivos nos programas sócio torcedor
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3752Palavras-chave:
Amor à marca, Marketing esportivo, Programa Sócio torcedor, Valor para o consumidorResumo
Objetivo do estudo: O presente estudo objetiva identificar como os programas de fidelização do tipo sócio torcedor, atuam como fomentadores de vínculos emocionais e afetivos mais fortes entre torcedores e seus times, sob a ótica dos conceitos de valor, amor à marca, satisfação e lealdade.
Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva a partir de um questionário online que abordou os construtos do problema de pesquisa. A amostra foi tratada estatisticamente usando-se técnicas multivariadas, com destaque a analise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais.
Principais resultados: Os dados indicaram que os torcedores que percebem mais benefícios no programa ficam mais satisfeitos com sua experiência e com isso tendem a participar mais ativamente de várias atividades associadas ao time.
Contribuições teóricas/metodológicas: Dentre as várias medidas gerenciais recentes adotadas em times nacionais temos a crescente profissionalização e a tendência de tratar o time como uma marca, buscando incrementar a lealdade de seus torcedores. Nesse sentido o estudo contribui demonstrando que um maior valor percebido determina o crescimento da intenção de adquirir ou se associar ao PST e a satisfação com a experiência impacta positivamente a comunicação positiva sobre o programa.
Relevância/originalidade: O estudo trouxe contribuições para acadêmicos e gestores sobre os benefícios de oferecer programas de relacionamento no contexto do futebol. Caracteriza-se também como uma pesquisa relevante para o Marketing Esportivo, apresentando informações significativas para acadêmicos do campo esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Marketing
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.