Amor à marca no marketing esportivo: proposição de um modelo relacional dos vínculos emocionais e afetivos nos programas sócio torcedor

Autores

  • Plínio Rafael Reis Monteiro UFMG
  • Pâmela de Souza Dias UFOP
  • Luiz Carlos Carvalho UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3752

Palavras-chave:

Amor à marca, Marketing esportivo, Programa Sócio torcedor, Valor para o consumidor

Resumo

Objetivo do estudo: O presente estudo objetiva identificar como os programas de fidelização do tipo sócio torcedor, atuam como fomentadores de vínculos emocionais e afetivos mais fortes entre torcedores e seus times, sob a ótica dos conceitos de valor, amor à marca, satisfação e lealdade.

Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva a partir de um questionário online que abordou os construtos do problema de pesquisa. A amostra foi tratada estatisticamente usando-se técnicas multivariadas, com destaque a analise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais.

Principais resultados: Os dados indicaram que os torcedores que percebem mais benefícios no programa ficam mais satisfeitos com sua experiência e com isso tendem a participar mais ativamente de várias atividades associadas ao time.

Contribuições teóricas/metodológicas: Dentre as várias medidas gerenciais recentes adotadas em times nacionais temos a crescente profissionalização e a tendência de tratar o time como uma marca, buscando incrementar a lealdade de seus torcedores. Nesse sentido o estudo contribui demonstrando que um maior valor percebido determina o crescimento da intenção de adquirir ou se associar ao PST e a satisfação com a experiência impacta positivamente a comunicação positiva sobre o programa.

Relevância/originalidade: O estudo trouxe contribuições para acadêmicos e gestores sobre os benefícios de oferecer programas de relacionamento no contexto do futebol. Caracteriza-se também como uma pesquisa relevante para o Marketing Esportivo, apresentando informações significativas para acadêmicos do campo esportivo.

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Biografia do Autor

Plínio Rafael Reis Monteiro, UFMG

Doutor em Administração com experiência profissional e docente em análise, pesquisa e inteligência de mercado, com vivência em aplicar modelagem estatística e estratégia de negócios no desenvolvimento de soluções aplicadas, já tendo assessorado diversas empresas e organizações nacionais e internacionais. Como empreendedor e administrador tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão em cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas. Como pesquisador acadêmico colabora em núcleos de pesquisa de diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), mas notadamente pela concepção e coordenação do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME UFMG). Publicou 38 artigos em periódicos especializados e 59 trabalhos em eventos, tendo recebido o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005), além de receber a indicação ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atualmente é professor dedicação exclusiva, no CEPEAD/CAD/UFMG, pesquisando nas áreas de marketing, estratégia e inovação.

Pâmela de Souza Dias, UFOP

Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2015-2017). Bacharelanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016- atual) na modalidade à distância e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2009-2013). Possui experiência profissional como professora no ensino superior (2016/2) e na educação básica (2014/2). Atuou como membra do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID (2011-2013) com desenvolvimento de projetos com alunos do ensino fundamental I.É participante do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME UFMG). Atua e possui publicações nas áreas de Marketing, Marketing esportivo, Comportamento do consumidor, Imagem corporal e Educação Física escolar.

Luiz Carlos Carvalho, UFMG

Possui especialização em Gestão Estratégica pela UFMG.

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Monteiro, P. R. R., Dias, P. de S., & Carvalho, L. C. (2019). Amor à marca no marketing esportivo: proposição de um modelo relacional dos vínculos emocionais e afetivos nos programas sócio torcedor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(2), 54–76. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3752

Edição

Seção

Artigos