Alegações de saúde e nutrição no consumo de alimentos funcionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14919

Palavras-chave:

Alimentos funcionais, Sucos prontos para beber, Modelo de Crença em Saúde (MCS), Teoria de Comportamento Planejado (TCP)

Resumo

Objetivo: O objetivo é compreender a escolha dos consumidores em relação aos alimentos funcionais por meio da intersecção entre o Modelo de Crença em Saúde (MCS) e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Objetivos específicos são: (i) entender como o consumidor avalia as alegações de nutrição e de saúde (ii) como o modelo MCS e TCP combinados explicam a escolha por um alimento funcional.

Método: Oito grupos focais proveram o corpus de pesquisa para uma análise qualitativa de conteúdo.

Originalidade/Relevância: O conceito de alimento funcional é complexo e pouco compreendido por consumidores. Os sucos apresentam inúmeras variações com percebem as alegações de saúde e nutrição.

Resultados: As alegações de nutrição são relevantes, mas são mais associadas às matérias-primas do que aos nutrientes adicionados. O argumento sobre vitaminas e fibras são sobrepujados pela fruta de origem. A alegação de saúde não emerge e isto pode ser explicado pelos constructos da susceptibilidade, gravidade e benefícios. A Indução à Ação decorre, principalmente, por um gatilho interno de falta de nutrientes, porém, quando isto ocorre, já está em um estado bastante avançado e os alimentos funcionais não serão mais suficientes para reverter o quadro, devendo-se buscar medicamentos ou suplementos de maior poder medicinal. 

Contribuições teóricas/metodológicas: Aperfeiçoa-se o modelo de intersecção de MCS e TCP com maior clareza e destaque aos constructos originais, mantendo os fatores externos, e enfatizando o constructo Indução à Ação.

Contribuições sociais / para a gestão: Os consumidores percebem a fruta como elemento nutricional, mas ainda não percebem o benefício de um alimento funcional. A palavra funcionalidade está ligada a trânsito intestinal, além disso, um suco funcional é visto como individual e não para ser comprado para toda família. As ações que promovem a mudança por hábitos saudáveis e os benefícios à saúde decorrentes da alimentação devem fornecer informações mais precisas. No tocante aos sucos prontos para beber recomenda-se a indicação na embalagem do produto deve conter a quantidade de suco de fruta presente ou a palavra integral.

Biografia do Autor

Marcelo Martins Costa, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Mestre em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo.

Suzane Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP). Visiting Schollar no Groupe HEC, França. Participante do Program of International Management na Wissenschaftliche Hochschule für Unternehmensführung (WHU, Koblenz, Alemanha) e do MBA do Institut Supérieur des Affaires ? Hautes Études Commerciales (ISA - HEC, Paris, França). Professora no PPGA da Escola Superior de Propaganda e Marketing 

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Costa, M. M., & Strehlau, S. (2020). Alegações de saúde e nutrição no consumo de alimentos funcionais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 216–236. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14919

Edição

Seção

Artigos