Branded Content e engajamento do consumidor no Facebook: análise no varejo Omnichannel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.15949

Palavras-chave:

Branded contente, Engajamento, Facebook, Varejo Omnichannel.

Resumo

Objetivo: o artigo analisa o impacto do branded content sobre o engajamento do consumidor de varejistas omnichannel no Facebook®.

Metodologia: foi realizada análise documental para identificar estratégias omnichannel declaradas pelos varejistas e análise de conteúdo para identificar as estratégias de branded content realizadas por essas empresas no Facebook. Os dados coletados (140 observações) no Netvizz® foram analisados por meio do cálculo de correlação.

Originalidade/relevância: por meio de análise estatística, o estudo buscou identificar se a utilização de estratégias de branded content promoveram maior engajamento de usuários no Facebook®, resultado especialmente importante para o varejo omnichannel diante da relevância de se compreender como os consumidores interagem nos diferentes pontos de contato.

Resultados: a interatividade, as animações e os porta-vozes de marca foram as estratégias de branded content mais utilizadas pelos varejistas e o varejista que mais adotou essas estratégias foi responsável por mais de 80% do engajamento. Foi identificada uma correlação positiva, embora fraca, entre branded content e o engajamento dos usuários. As postagens com branded content foram responsáveis por 94% do engajamento.

Contribuições teóricas: o estudo evidenciou a necessidade da congruência entre a ação de comunicação nas redes sociais e a necessidade de interação social atendida por essas redes, confirmando o melhor desempenho da utilização de estratégias criativas em redes sociais do que a comunicação objetiva de atributos.

Biografia do Autor

Lucas Silva Barreto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Administração – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Programa de Pós-Graduação em Administração – Faculdade de Gestão e Negócios. Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Vérica Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)

Doutora em Engenharia de Produção – Universidade de São Paulo (USP).

Verônica Angélica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Doutora em Engenharia de Produção – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Administração – Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Referências

Aberdeen Group (2012). The 2012 omni-channel retail experience. Recuperado de http://www.epicor.com/host/na/aaiomnichannelretailexp.pdf

Accenture (2018). 2015 Seamless Retail Research Survey. São Paulo. Recuperado de: https://www.accenture.com/us-en/retail-research-2015-consumer-research#block-global-findings.

American Marketing Association (2017). Definição de canais de distribuição. Recuperado de: https://www.ama.org/resources/Pages/Dictionary.aspx?dLetter=C.

Ashley, C., & Tuten, T. (2015). Creative Strategies in Social Media Marketing: An Exploratory Study of Branded Social Content and Consumer Engagement. Psychology & Marketing, 32(1), 15-27. doi: 10.1002/mar.20761

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (70th ed.). Lisboa.

Bertucci, R., & Nunes, P. (2017). Interação em rede social: das reações às características do gênero comentário. Domínios de Lingu@gem, 11(2), 313-338. doi:http://dx.doi.org/10.14393/DL29-v11n2a2017-3

Blom, A., Lange, F., & Hess, R. (2017). Omnichannel-based promotions’ effects on purchase behavior and brand image. Journal of Retailing and Consumer Services, 39, 286-295. doi: 10.1016/j.jretconser.2017.08.008

Broilo, P., Espartel, L., & Basso, K. (2016). Pre-purchase information search: too many sources to choose. Journal of Research in Interactive Marketing, 10(3), 193-211. doi: 10.1108/jrim-07-2015-0048

Brynjolfsson, E., Jeffrey Hu, Y., & S. Rahman, M. (2013). Competing in the Age of Omnichannel Retailing: As technology blurs the distinctions between physical and online retailing, retailers and their supply-chain partners will need to rethink their competitive strategies. MIT Sloan Management Review.

Chen, Y., Yang, S., & Wang, Z. (2015). Service cooperation and marketing strategies of infomediary and online retailer with eWOM effect. Information Technology and Management, 17(2), 109-118. doi: 10.1007/s10799-015-0237-1

Coughlan, A., Anderson, E., Stern, L., & El-Ansary, A. (2002). Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre: Bookman.

Crittenden, V., Peterson, R., & Albaum, G. (2010). Technology and Business-to-Consumer Selling: Contemplating Research and Practice. Journal of Personal Selling & Sales Management, 30(2), 103-109. doi: 10.2753/pss0885-3134300201

Dalla Pozza, I. (2014). Multichannel management gets “social”. European Journal of Marketing, 48(7/8), pp.1274-1295.

Dias, S. (2014). O desafio do varejo multicanal: comportamento free-riding do consumidor. doi: 10.11606/t.12.2014.tde-05092014-134326.

Du, S. & Wang, L. & Hu, L. (2018). Omnichannel management with consumer disappointment aversion. International Journal of Production Economics, Elsevier, vol. 215(C), pages 84-101.

Felix, R., Rauschnabel, P., & Hinsch, C. (2017). Elements of strategic social media marketing: A holistic framework. Journal of Business Research, 70, 118-126. doi: 10.1016/j.jbusres.2016.05.001

Frasquet, M, Ieva, M & Ziliani, Z. (2018). Understanding complaint channel usage in multichannel retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, 47(0969-6989), 94-103.

Gallup. (2014). State of the American Consumer: Insights for Business Leaders. State of the American Consumer Report. Retrieved from http://products.gallup.com/171722/state-american-Consumer.aspx?utm_source=Homepage&utm_medium=Ad&utm_content=State%20o

Gao, F., & Su, X. (2017). Omnichannel Retail Operations with Buy-Online-and-Pick-up-in-Store. Management Science, 63(8), 2478-2492. doi: 10.1287/mnsc.2016.2473

Gil, A. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Guissoni, L. (2012). Proposta de um método para a análise dos efeitos das atividades de marketing e alocação de recursos em um ambiente multicanal. doi: 10.11606/t.96.2012.tde-13122012-102644

Hennig-Thurau, T., Gwinner, K., Walsh, G., & Gremler, D. (2004). Electronic word-of-mouth via consumer-opinion platforms: What motivates consumers to articulate themselves on the Internet?. Journal of Interactive Marketing, 18(1), 38-52. doi: 10.1002/dir.10073.

Horrigan, D. (2009). Branded Content: A new Model for driving Tourism via Film and Branding Strategies, MPRA Paper 25419, University Library of Munich, Germany, revised 28 Aug 2009.

Katros, V. (2000). A note on internet technologies and retail industry trends. Technology In Society, 22(1), 75-81. doi: 10.1016/s0160-791x(99)00035-4

Kohli, C., Suri, R., & Kapoor, A. (2015). Will social media kill branding?. Business Horizons, 58(1), 35-44. doi: 10.1016/j.bushor.2014.08.004

Kozlenkova, I., Hult, G., Lund, D., Mena, J. and Kekec, P. (2015). The Role of Marketing Channels in Supply Chain Management. Journal of Retailing, 91(4), pp.586-609.

Lee, H. and Kim, J. (2009). Gift shopping behavior in a multichannel retail environment. International Journal of Retail & Distribution Management, 37(5), pp.420-439.

Lei, S., Pratt, S., & Wang, D. (2016). Factors influencing customer engagement with branded content in the social network sites of integrated resorts. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 22(3), 316-328. doi: 10.1080/10941665.2016.1250792

Lemon, K. and Verhoef, P. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), pp.69-96.

Najib Mattar, F. (2011). Administração de Varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Porto, Roseli M. (2006). Varejo Multicanal: grau de integração e o varejo de livros no Brasil. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas.

Reichheld F., & Schefter, P. (2000). E-Loyalty: Your Secret Weapon on the Web. Harvard Business Review. 78.

Rodriguez, F. A.; García, S. H (2018). Comunicación publicitaria en la industria de la moda: branded content, el caso de los fashion films. Revista de Comunicación, p.9-33.

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (2017). O papel do Varejo na Economia Brasileira. 2017. Recuperado de: <http://sbvc.com.br/wp-content/uploads/2017/03/O-Papel-do-Varejo-na-Economia-dados-2016-Versão-Completa_reduzido.pdf>.

Souza, M., Serrentino, A. (2002). Multivarejo na próxima economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Urquiza, M., & Marques, D. (2016). Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica. Entretextos, 16(1), 115. doi: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p115.

Verhoef, P., Kannan, P. and Inman, J. (2015). From Multi-Channel Retailing to Omni-Channel Retailing. Journal of Retailing, 91(2), pp.174-181.

Verhoef, P., Kannan, P., Luo, X., Abhishek, V., Bart, Y., Fong, N., Novak, T. and Zhang, Y. (2017). Consumer Connectivity in a Complex, Technology-Enabled, and Mobile-Oriented World with Smart Products. SSRN Electronic Journal.

Verhoef, P., Neslin, S. and Vroomen, B. (2007). Multichannel customer management: Understanding the research-shopper phenomenon. International Journal of Research in Marketing, 24(2), pp.129-148.

Wiese, M., Martínez-Climent, C., & Botella-Carrubi, D. (2020). A framework for Facebook advertising effectiveness: A behavioral perspective. Journal of Business Research, 109, 76-87. doi: 10.1016/j.jbusres.2019.11.041

Yumurtacı Hüseyinoğlu, I., Galipoğlu, E., & Kotzab, H. (2017). Social, local and mobile commerce practices in omni-channel retailing. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(7/8), 711-729. doi: 10.1108/ijrdm-09-2016-0151.

Downloads

Publicado

24.09.2020

Como Citar

Barreto, L. S., Freitas, V., & Freitas de Paula, V. A. (2020). Branded Content e engajamento do consumidor no Facebook: análise no varejo Omnichannel. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(3), 540–559. https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.15949

Edição

Seção

Artigos