Marketing Interno em cooperativa de crédito do Brasil

Edson Roberto Scharf, Giancarlo Gomes, Nikolas Könzgen Huck

Resumo


Objetivo: O objetivo é analisar determinadas iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores.

Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (1996), Lings e Greenley (2005) e Shekary et al. (2012).

Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno, a saber a comunicação, a liderança e os sistemas de informação, é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram no contexto do Marketing Interno, principalmente em comunicação, uma vez que satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações.

Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exercem funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos.

Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento.

Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustadas às gerações, principalmente a Y.


Palavras-chave


Marketing Interno; Comunicação interna; Liderança; Sistemas de informação; Cooperativa de crédito

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16122

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