Marketing Interno em cooperativa de crédito do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16122

Palavras-chave:

Marketing Interno, Comunicação interna, Liderança, Sistemas de informação, Cooperativa de crédito

Resumo

Objetivo: O objetivo é analisar determinadas iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores.

Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (1996), Lings e Greenley (2005) e Shekary et al. (2012).

Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno, a saber a comunicação, a liderança e os sistemas de informação, é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram no contexto do Marketing Interno, principalmente em comunicação, uma vez que satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações.

Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exercem funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos.

Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento.

Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustadas às gerações, principalmente a Y.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (área de Branding)

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

        Florianópolis, Santa Catarina

Giancarlo Gomes, Universidade de Blumenau - FURB

Doutor em Contabilidade e Administração

Universidade de Blumenau - FURB.

        Blumenau, Santa Catarina

Nikolas Könzgen Huck, FURB Universidade de Blumenau

Mestre em Administração

Universidade de Blumenau - FURB.

        Blumenau, Santa Catarina

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

Scharf, E. R., Gomes, G., & Huck, N. K. (2020). Marketing Interno em cooperativa de crédito do Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(4), 809–837. https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16122

Edição

Seção

Artigos