Eu não vejo, mas Sou Vista – um estudo sobre o consumo de roupas por pessoas com deficiência visual

Autores

  • Maely Barreto Borges Unichritus
  • Alexander Brasil Beedie School of Business - Simon Fraser University
  • Zaíla Maria de Oliveira Unichristus
  • José Edson da Silva Estácio

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17140

Palavras-chave:

Deficiente visual (PCD visual), Elementos de influência, Consumo de roupas.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou identificar os elementos que influenciam o consumo de roupas por Pessoas com Deficiências (PCD) visuais enquanto consumidores desse produto em específico.

Metodologia: A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas aplicadas a indivíduos deficientes visuais, presentes em quatro instituições distintas. Trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio da análise de conteúdo. Os dados foram coletados através de entrevistas presenciais semiestruturadas, realizadas com 12 PCD visual.

Principais resultados: A análise dos resultados revelou a utilização acentuada de outros sentidos no processo de compra de roupas, em especial o tato, constatando-se também que o ambiente de loja, o acompanhante e o atendimento, são elementos que influenciam no consumo de roupas por PCD visual. Além disso, foi possível verificar que a deficiência visual não representa uma barreira ao imaginário de cores da PCD.

Contribuições teóricas: Esta pesquisa avança no sentido de acrescer fatores negligenciados por outros estudos, tais como a autonomia da vontade e a vaidade da PCD visual, que foram percebidas como influenciadores do seu comportamento no momento da compra.

Relevância: A visão é um sentido muito estimulado no processo de consumo. Apesar dos discursos de inclusão à PCD visual, poucas ações são tomadas pelas organizações para este tipo de cliente. Assim, este estudo endereça pontos relevantes levantados pela PCD visual, que muitas vezes são negligenciados pelo mercado.

Implicações para gestão: O público deste estudo tem a possibilidade de contribuir no direcionamento do varejo tradicional com as suas percepções trazidas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maely Barreto Borges, Unichritus

Doutora em Administração de Empresas pela UNIFORProfessora da UnichristusÁreas de interesse: Estudos organizacionais

Alexander Brasil, Beedie School of Business - Simon Fraser University

Doutorando em Administração - PPGA/UECE, com período sanduíche na Beedie School of Business/SFU, CanadáÁreas de Interesse: Marketing, inovação e estratégia

Zaíla Maria de Oliveira, Unichristus

Doutora em Gestão  pela Universidade de PortoProfessora da Unichristus e FametroÁreas de Interesse: Marketing e Estratégia

José Edson da Silva, Estácio

Mestre em adaministração pela UNIFORProfessora da Estácio e FateneÁreas de Interesse: Recursos humanos, psicologia organizacional e do trabalho.

Downloads

Publicado

05.05.2020

Como Citar

Barreto Borges, M., Brasil, A., Oliveira, Z. M. de, & Silva, J. E. da. (2020). Eu não vejo, mas Sou Vista – um estudo sobre o consumo de roupas por pessoas com deficiência visual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 197–215. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17140

Edição

Seção

Artigos