O efeito do uso das mídias sociais e das capacidades dinâmicas no desempenho mercadológico de micro, pequenas e médias empresas

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Sérgio Begnini UNOESC
  • Carlos Eduardo Carvalho UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17346

Palavras-chave:

Desempenho mercadológico, Capacidades dinâmicas, Mídias sociais, Micro, pequenas e médias empresas.

Resumo

Objetivo: Este artigo analisa o impacto da relação entre o uso das mídias sociais, das capacidades dinâmicas, e do desempenho mercadológico nas empresas, bem como o papel mediador das capacidades dinâmicas na relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.

Método: A metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, e a coleta de dados ocorreu por meio de um survey. Os resultados foram obtidos com base em uma amostra de 143 empresas. Realizou-se análise fatorial por meio do software SPSS®, e a modelagem de equações estruturais por meio do software AMOS®.

Originalidade/Relevância: Este estudo aprofunda o entendimento sobre o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas.

Resultados: As hipóteses foram testadas e apontaram para o efeito positivo do uso de mídias sociais nas capacidades dinâmicas, bem como do uso de mídias sociais no desempenho mercadológico. Porém, as capacidades dinâmicas não mediaram a relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados contribuem para a ciência ao destacar o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas. Também contribuem teórica e empiricamente, na medida em que identificam fatores que permitem maximizar a produtividade das organizações.

Contribuições sociais/para a gestão: O maior desafio para os gestores de micro, pequenas e médias empresas é transformar os dados das mídias sociais em conhecimentos pessoais valiosos, sendo que explorar esses insights para criar valor agregado é a maior barreira de tais empresas.

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Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Doutoranda em Administração, Mestre em Ciências da Linguagem, possui Especialização em Comunicação e Marketing, Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV, MBA em Estratégias de Marketing e Graduação em Publicidade e Propaganda. É professora do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC Joaçaba. Foi coordenadora de curso de graduação e pós graduação.

Sérgio Begnini, UNOESC

Doutorando em administração na UNOESC. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Membro do grupo de pesquisa Estratégia e competitividade, da UNOESC. Bolsista do Programa UNIEDU POS-GRADUACAO.

Carlos Eduardo Carvalho, UNOESC

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2011). Atua como professor pesquisador no Mestrado Profissional em Administração e no Doutorado em Administração da Unoesc. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Estratégia e Competitividade, e Métodos Quantitativos, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: cultura organizacional, comportamento estratégico, ambiente organizacional, competitividade, desempenho empresarial, empreendedorismo, redes e métodos quantitativos para pesquisa em administração.

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Publicado

02.06.2020

Como Citar

Spagnol Simi dos Santos, S., Begnini, S., & Carvalho, C. E. (2020). O efeito do uso das mídias sociais e das capacidades dinâmicas no desempenho mercadológico de micro, pequenas e médias empresas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 174–196. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17346

Edição

Seção

Artigos