O efeito do uso das mídias sociais e das capacidades dinâmicas no desempenho mercadológico de micro, pequenas e médias empresas
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17346Palabras clave:
Desempenho mercadológico, Capacidades dinâmicas, Mídias sociais, Micro, pequenas e médias empresas.Resumen
Objetivo: Este artigo analisa o impacto da relação entre o uso das mídias sociais, das capacidades dinâmicas, e do desempenho mercadológico nas empresas, bem como o papel mediador das capacidades dinâmicas na relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.
Método: A metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, e a coleta de dados ocorreu por meio de um survey. Os resultados foram obtidos com base em uma amostra de 143 empresas. Realizou-se análise fatorial por meio do software SPSS®, e a modelagem de equações estruturais por meio do software AMOS®.
Originalidade/Relevância: Este estudo aprofunda o entendimento sobre o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas.
Resultados: As hipóteses foram testadas e apontaram para o efeito positivo do uso de mídias sociais nas capacidades dinâmicas, bem como do uso de mídias sociais no desempenho mercadológico. Porém, as capacidades dinâmicas não mediaram a relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados contribuem para a ciência ao destacar o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas. Também contribuem teórica e empiricamente, na medida em que identificam fatores que permitem maximizar a produtividade das organizações.
Contribuições sociais/para a gestão: O maior desafio para os gestores de micro, pequenas e médias empresas é transformar os dados das mídias sociais em conhecimentos pessoais valiosos, sendo que explorar esses insights para criar valor agregado é a maior barreira de tais empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Marketing
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.