Blogs como ferramentas de marketing e sua influência na decisão de compra de produtos de moda e beleza

Evange Elias Assis, Viviane Moura Rocha Ferreira, Fernanda Oliveira Andrade

Resumo


Objetivo: Analisar a influência de blogs na decisão de compra de produtos de moda e beleza e identificar as principais características das consumidoras mais suscetíveis a esses estímulos.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento bibliográfico seguido de pesquisa empírica e análise de dados com emprego de regressão múltipla.

Resultados: As principais características das consumidoras mais suscetíveis aos estímulos de blogs de moda e beleza ao consumo estão associadas àquelas que valorizam plataformas on-line, passam a investir mais em produtos por influência de blogs, desistem de comprar um produto também por influência de blogs e tomam conhecimento de novos produtos pelos blogs.

Contribuições teóricas: A pesquisa contribui para o avanço da literatura de marketing digital à medida que identifica a influência dos blogs no consumo de produtos de moda e beleza, bem como as características das consumidoras mais suscetíveis a esse estímulo. 

Relevância/Originalidade: O estudo amplia teórica e empiricamente o entendimento sobre a utilização dos blogs como ferramentas de estímulo e influência no consumo de produtos de moda e beleza e identifica as principais características das consumidoras mais suscetíveis a esse estímulo.

Implicações para a gestão: O estudo espera contribuir para que os profissionais de marketing considerem os blogs como importante ferramenta de divulgação de novos produtos, estímulo ao consumo ou até como fonte de obtenção de customer insights, identificando, também, o perfil das consumidoras mais influenciáveis pela ferramenta.


Palavras-chave


Blog marketing; Decisão de compra; Boca a boca eletrônico; Moda; Beleza.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.17763

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