A responsabilidade social empresarial a partir da perscpectiva do consumidor: um estudo cross-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17773Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Análise Fatorial Confirmatória. Modelo de Equação estrutural, Responsabilidade Social.Resumo
Objetivo: Analisar a relação da avaliação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) por consumidores brasileiros e peruanos com suas atitudes e intenção de compra.
Método: Para análise dos dados, foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais, Teste T e Teste de Razão de Verossimilhança.
Principais resultados: Os resultados encontrados apontam que a atitude do consumidor brasileiro é influenciada por atividades socialmente responsáveis relacionadas à sociedade, que a intenção de compra é influenciada por ações de RSE direcionadas à sociedade e à concorrência, e que as atividades direcionadas aos empregados influenciam de maneira negativa a intenção de compra do consumidor brasileiro. Por sua vez, a atitude do consumidor peruano é influenciada por ações direcionadas à empresa, sendo que essas ações e as direcionadas à concorrência influenciam positivamente a intenção de compra do consumidor peruano. Propõe-se que a cultura possa explicar a diferença entre as reações dos consumidores de diferentes países.
Contribuição: Devido à falta de pesquisas empíricas sobre a RSE e o comportamento do consumidor em países em desenvolvimento, e à inexistência de um estudo cross-cultural desta perspectiva com países latino-americanos, este estudo torna-se relevante para as empresas que pretendem posicionar-se de maneira estratégica em países da América Latina, pois compara consumidores brasileiros e peruanos.
Relevância/Originalidade: A RSE revelou-se mais relevante para os consumidores peruanos, apesar de esta temática estar em um estágio mais avançado no Brasil.
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