Testando uma escala multiatributos para avaliar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil

Eliana Andreia Severo, Julio Cesar Ferro de Guimarães, Juliana Carvalho de Sousa, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira

Resumo


Objetivo: Testar estatisticamente uma escala multiatributos para identificar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil.

Método: Se configura como de abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. A amostra correspondeu a 272 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por 272 professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, em escala Likert de cinco itens, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada.

Originalidade/Relevância: O estudo inova ao combinar a influência da dependência entre os construtos "Ambiente e Estrutura", "Meio Ambiente", “Conveniência”, “Status Social” e “Qualidade” (e suas respectivas variáveis) para que sejam determinantes à escolha de um restaurante de luxo pelos consumidores.

Resultados: Os resultados evidenciaram que o modelo multiatributos testado pode ser considerado como adequado a fim de avaliar os fatores que determinam a escolha dos restaurantes de luxo e que os principais atributos determinantes são: higiene do ambiente interno e externo, utilização de práticas sustentáveis, conforto, sensação de requinte, de luxo e de prestígio que o restaurante proporciona e a qualidade no atendimento, por meio da prontidão e gentileza dos funcionários.

Contribuições sociais/gerenciais: Os resultados oferecem uma contribuição aos gestores de restaurantes de luxo que procuram alternativas para melhorar a atratividade de seus serviços e produtos, alinhando estratégias gerenciais e auxiliando, portanto, no processo de tomada de decisão, a fim de criar um valor superior, atendendo aos desejos e necessidades do público consumidor.


Palavras-chave


Escala multiatributos; Comportamento do consumidor; Restaurante de luxo; Escala; Validação

Texto completo:

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v21i4.19040

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