Variáveis comportamentais do consumidor em relação aos produtos verdes: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i4.20016

Palavras-chave:

Consumo sustentável, Produtos verdes, Comportamento do Consumidor, Revisão Sistemática

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou a identificação das variáveis mais comuns do comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis, incluindo a análise sobre como estas variáveis são descritas e como podem ser utilizadas para estudos futuros.

Método: Uma revisão sistemática de literatura foi realizada em três bases de pesquisa — Scopus, Web of Science e SciElo —, resultando em uma análise profunda de 55 artigos, e no mapeamento sobre como o comportamento do consumidor é visto e caracterizado na literatura.

Resultados: Os resultados demonstraram que as variáveis, como as normas, valores e crenças, e a percepção de aspectos relacionados aos produtos, são as que mais tendem a influenciar o comportamento de compra para produtos ambientalmente corretos. Além disso, preço, dificuldades em encontrar tais produtos e a falta de informação, são identificados como barreiras significantes para o desencorajamento dos consumidores em adquirir produtos mais sustentáveis.

Contribuições para a teoria: Este estudo pretendeu fomentar a discussão acadêmica sobre como os consumidores percebem e decidem comprar produtos identificados como mais sustentáveis do que os demais disponíveis no mercado. Como contribuições alcançadas, acredita-se que a comparação e categorização de diferentes variáveis comportamentais em relação a produtos verdes podem auxiliar no desenvolvimento de pesquisas futuras.

Originalidade/Relevância: Este trabalho foi desenvolvido como uma contribuição para a base teórica em comportamento do consumidor e sustentabilidade, oferecendo uma visão concisa sobre as variáveis comportamentais mais discutidas na literatura, e criando maior fundamento para novas discussões.

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Biografia do Autor

Rafaela Ângela Mateus Souto Maior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestra

 

Edson Ramos de Oliveira Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduado

Ana Regina Bezerra Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora

Laura Maria Abdon Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestra

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Publicado

20.09.2022

Como Citar

Souto Maior, R. Ângela M., Oliveira Júnior, E. R. de, Ribeiro, A. R. B., & Fernandes, L. M. A. (2022). Variáveis comportamentais do consumidor em relação aos produtos verdes: uma revisão sistemática de literatura. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(4), 1307–1359. https://doi.org/10.5585/remark.v21i4.20016

Edição

Seção

Artigos