Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.21076

Palavras-chave:

Gestão da Marca de Lugar, Identidade, Marketing de Lugar, Museu Corporativo, Turismo Industrial

Resumo

Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.

Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.

Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.

Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.

Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade.

 

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Biografia do Autor

Ana Luiza Almeida do Monte, Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Mestrado em Administração de Empresas

 

Randal Martins Pompeu, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Gestão

Marcus Mauricius Holanda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutorado em direito constitucional

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

do Monte, A. L. A., Pompeu, R. M., & Holanda, M. M. (2022). Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(1), 185–207. https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.21076