Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil

Ana Luiza Almeida do Monte, Randal Martins Pompeu, Marcus Mauricius Holanda

Resumo


Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.

Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.

Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.

Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.

Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade.

 


Palavras-chave


Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.21076

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