Pinkwashing: o falso discurso pró-lgbtqiap+ e o consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27397

Palavras-chave:

Falsos discursos mercadológicos, Pinkwashing, LGBTQIAP+, Comportamento do consumidor

Resumo

Objetivo: Buscou-se analisar o comportamento do consumidor em reação à prática de pinkwashing, compreendendo-o tanto em termos implícitos (monitoramento ocular, associação e condutância da pele) quanto explícitos (dados autodeclarados).

Método: Adotou uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de três experimentos subsequentes, todos comparando duas campanhas publicitárias, uma caracterizada como pinkwashing e a outra neutra: os dois primeiros com coleta de dados implícitos e caráter exploratório, sendo monitoramento ocular e associação/atitude implícita (n=21), seguido de condutância de pele (n=20), e o último com coleta de dados autodeclarados e caráter explicativo (n=81).

Resultados: A peça caracterizada como pinkwashing respondeu por um melhor desempenho em termos de comportamento visual e de atenção, retornando uma melhor reação emocional ao anúncio. Observou-se um julgamento acrítico sobre as comunicações mercadológicas com causa pró-LGBTIAP+, assim como limitada capacidade de detecção da prática de pinkwashing. Apesar disso, o acompanhamento da repercussão negativa conseguiu aumentar a criticidade do consumidor, diminuindo a capacidade de influência da prática de pinkwashing.

Conclusões: Foi atestada a capacidade de influência da prática de pinkwashing no comportamento do consumidor, contribuindo para agregar importantes evidências empíricas à argumentação de atual quadro alarmante de possibilidade de proliferação da prática dos falsos discursos mercadológicos.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Pós-doutorado em Comunicação (USP)  

Gledeson Frankly da Silva Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Graduado em Administração 

Diogo Kawano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Professor de Comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Julia Lopes Ferreira, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Graduanda em Administração 

Referências

Åkestam, N., Rosengren, S., & Dahlen, M. (2017). Think about it–can portrayals of homosexuality in advertising prime consumer-perceived social connectedness and empathy?. European Journal of Marketing, 55(13), 63-93. https:// doi/10.1108/EJM-02-2019-0125

Andreoli, T. (2023). Educação formal dos consumidores como ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, 28(1), 1-20.https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150

Andreoli, T. P. Bluewashing: apreciação do estado da arte. Gestão & Regionalidade, in press, 2024.

Andreoli, T. P., & Assis Vieira, B. (2024). Pro-LGBTQIAP+ counterintuitive communication toward the consumer. Revista de Gestão, 31(3), 307-320. https://doi.org/10.1108/REGE-04-2022-0048

Andreoli, T. P. & Batista, L. L. Washing? Influência dos falsos discursos mercadológicos. In XXVI SEMEAD, USP, 2023. rir Arquivo

Berisha, E., Sjögren, M., & Sölve, J. (2015). Pinkwashing or Pro-Diversity?. LBMG Strategic Brand Management-Masters Paper Series.

Caruelle, D., Gustafsson, A., Shams, P., & Lervik-Olsen, L. (2019). The use of electrodermal activity (EDA) measurement to understand consumer emotions–A literature review and a call for action. Journal of Business Research, 104, 146-160. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.06.041

Gois, P., & de Moura Ferraz, J. (2021). Introdução ao pinkwashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2), 88-103. https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49768

Gomes, R., & Felix, B. (2019). O self no armário: uma teoria fundamentada sobre o silêncio de gays e de lésbicas no ambiente de trabalho. Cadernos EBAPE.BR, 17(2), 375-388. https://doi.org/10.1590/1679-395174796

Lima, S., & de Oliveira, T. (2022). Corpos e práticas LGBTQIAP+: da censura à presença capital. Estudos Semióticos, 18(3), 218-237. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198991

Lubitow, A., & Davis, M. (2011). Pastel injustice: The corporate use of pinkwashing for profit. Environmental Justice, 4(2), 139-144. https://doi.org/10.1089/env.2010.0026

Moreschi, G., Martins, R., & Craveiro, C. (2011). Pink Market. In Anais Intercom, Cuiabá, MT.

Mozdzenski, L. (2019). A publicidade-documentário e a construção discursiva do efeito de real em prol da causa LGBTQ. Ícone, 17(2), 107-124. https://10.34176/icone.v17i2.238965

Pradeep, A. K. (2012) O cérebro consumista. Cultrix, 296;

Ram, Y., Kama, A., Mizrachi, I., & Hall, C. M. (2019). The benefits of an LGBT-inclusive tourist destination. Journal of destination marketing & management, 14. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.100374

Rodero, E. (2021). Measuring People's Cognitive and Emotional Response: Psychophysiological Methods to Study Sound Design. In Doing Research in Sound Design (pp. 56-73). Focal Press.

Sailer, A., Wilfing, H., & Straus, E. (2022). Greenwashing and bluewashing in black Friday-related sustainable fashion marketing on Instagram. Sustainability, 14(3), 1494. https://doi.org/10.3390/su14031494

Sánchez-Soriano, J. J., & Jiménez, L. G. (2020). La construcción mediática del colectivo LGTB+ en el cine blockbuster de Hollywood. El uso del pinkwashing y el queerbaiting. Revista Latina de Comunicación Social, (77), 95-116. https://10.4185/RLCS-2020-1451

Santarelli, N. (2019). Declaraciones empresariales" voluntarias" sobre derechos humanos, y la necesidad de una regulación institucional (internacional e interna) externa. Revista de Direito Internacional, 16(3). https://: 10.5102/rdi.v16i3.6081

Verbicaro, D., & Ohana, G. (2020). O reconhecimento do dano moral coletivo consumerista diante da prática empresarial do bluewashing. Revista de Direito do Consumidor, 129, 369-398.

Zago Junior, A., Souza Junior, & Gusatti, C. E. (2019). A percepção dos jovens universitários sobre a publicidade que se apropria dos símbolos da cultura LGBTQ+. In VI Semana do Conhecimento.

Wulf, T., Naderer, B., Olbermann, Z., & Hohner, J. (2022). Finding gold at the end of the rainbowflag? Claim vagueness and presence of emotional imagery as factors to perceive rainbowwashing. International Journal of Advertising, 41(8), 1433-1453. https://doi.org/10.1080/02650487.2022.2053393

Downloads

Publicado

13.01.2025

Como Citar

Andreoli, T. P., Ribeiro, G. F. da S., Kawano, D., & Ferreira, J. L. (2025). Pinkwashing: o falso discurso pró-lgbtqiap+ e o consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 24(1), 334–386. https://doi.org/10.5585/2025.27397
Visualizações
  • Resumo 125
  • PDF (English) 122