Pinkwashing: o falso discurso pró-lgbtqiap+ e o consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27397Palavras-chave:
Falsos discursos mercadológicos, Pinkwashing, LGBTQIAP+, Comportamento do consumidorResumo
Objetivo: Buscou-se analisar o comportamento do consumidor em reação à prática de pinkwashing, compreendendo-o tanto em termos implícitos (monitoramento ocular, associação e condutância da pele) quanto explícitos (dados autodeclarados).
Método: Adotou uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de três experimentos subsequentes, todos comparando duas campanhas publicitárias, uma caracterizada como pinkwashing e a outra neutra: os dois primeiros com coleta de dados implícitos e caráter exploratório, sendo monitoramento ocular e associação/atitude implícita (n=21), seguido de condutância de pele (n=20), e o último com coleta de dados autodeclarados e caráter explicativo (n=81).
Resultados: A peça caracterizada como pinkwashing respondeu por um melhor desempenho em termos de comportamento visual e de atenção, retornando uma melhor reação emocional ao anúncio. Observou-se um julgamento acrítico sobre as comunicações mercadológicas com causa pró-LGBTIAP+, assim como limitada capacidade de detecção da prática de pinkwashing. Apesar disso, o acompanhamento da repercussão negativa conseguiu aumentar a criticidade do consumidor, diminuindo a capacidade de influência da prática de pinkwashing.
Conclusões: Foi atestada a capacidade de influência da prática de pinkwashing no comportamento do consumidor, contribuindo para agregar importantes evidências empíricas à argumentação de atual quadro alarmante de possibilidade de proliferação da prática dos falsos discursos mercadológicos.
Downloads
Referências
Åkestam, N., Rosengren, S., & Dahlen, M. (2017). Think about it–can portrayals of homosexuality in advertising prime consumer-perceived social connectedness and empathy?. European Journal of Marketing, 55(13), 63-93. https:// doi/10.1108/EJM-02-2019-0125
Andreoli, T. (2023). Educação formal dos consumidores como ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, 28(1), 1-20.https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150
Andreoli, T. P. Bluewashing: apreciação do estado da arte. Gestão & Regionalidade, in press, 2024.
Andreoli, T. P., & Assis Vieira, B. (2024). Pro-LGBTQIAP+ counterintuitive communication toward the consumer. Revista de Gestão, 31(3), 307-320. https://doi.org/10.1108/REGE-04-2022-0048
Andreoli, T. P. & Batista, L. L. Washing? Influência dos falsos discursos mercadológicos. In XXVI SEMEAD, USP, 2023. rir Arquivo
Berisha, E., Sjögren, M., & Sölve, J. (2015). Pinkwashing or Pro-Diversity?. LBMG Strategic Brand Management-Masters Paper Series.
Caruelle, D., Gustafsson, A., Shams, P., & Lervik-Olsen, L. (2019). The use of electrodermal activity (EDA) measurement to understand consumer emotions–A literature review and a call for action. Journal of Business Research, 104, 146-160. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.06.041
Gois, P., & de Moura Ferraz, J. (2021). Introdução ao pinkwashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2), 88-103. https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49768
Gomes, R., & Felix, B. (2019). O self no armário: uma teoria fundamentada sobre o silêncio de gays e de lésbicas no ambiente de trabalho. Cadernos EBAPE.BR, 17(2), 375-388. https://doi.org/10.1590/1679-395174796
Lima, S., & de Oliveira, T. (2022). Corpos e práticas LGBTQIAP+: da censura à presença capital. Estudos Semióticos, 18(3), 218-237. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198991
Lubitow, A., & Davis, M. (2011). Pastel injustice: The corporate use of pinkwashing for profit. Environmental Justice, 4(2), 139-144. https://doi.org/10.1089/env.2010.0026
Moreschi, G., Martins, R., & Craveiro, C. (2011). Pink Market. In Anais Intercom, Cuiabá, MT.
Mozdzenski, L. (2019). A publicidade-documentário e a construção discursiva do efeito de real em prol da causa LGBTQ. Ícone, 17(2), 107-124. https://10.34176/icone.v17i2.238965
Pradeep, A. K. (2012) O cérebro consumista. Cultrix, 296;
Ram, Y., Kama, A., Mizrachi, I., & Hall, C. M. (2019). The benefits of an LGBT-inclusive tourist destination. Journal of destination marketing & management, 14. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.100374
Rodero, E. (2021). Measuring People's Cognitive and Emotional Response: Psychophysiological Methods to Study Sound Design. In Doing Research in Sound Design (pp. 56-73). Focal Press.
Sailer, A., Wilfing, H., & Straus, E. (2022). Greenwashing and bluewashing in black Friday-related sustainable fashion marketing on Instagram. Sustainability, 14(3), 1494. https://doi.org/10.3390/su14031494
Sánchez-Soriano, J. J., & Jiménez, L. G. (2020). La construcción mediática del colectivo LGTB+ en el cine blockbuster de Hollywood. El uso del pinkwashing y el queerbaiting. Revista Latina de Comunicación Social, (77), 95-116. https://10.4185/RLCS-2020-1451
Santarelli, N. (2019). Declaraciones empresariales" voluntarias" sobre derechos humanos, y la necesidad de una regulación institucional (internacional e interna) externa. Revista de Direito Internacional, 16(3). https://: 10.5102/rdi.v16i3.6081
Verbicaro, D., & Ohana, G. (2020). O reconhecimento do dano moral coletivo consumerista diante da prática empresarial do bluewashing. Revista de Direito do Consumidor, 129, 369-398.
Zago Junior, A., Souza Junior, & Gusatti, C. E. (2019). A percepção dos jovens universitários sobre a publicidade que se apropria dos símbolos da cultura LGBTQ+. In VI Semana do Conhecimento.
Wulf, T., Naderer, B., Olbermann, Z., & Hohner, J. (2022). Finding gold at the end of the rainbowflag? Claim vagueness and presence of emotional imagery as factors to perceive rainbowwashing. International Journal of Advertising, 41(8), 1433-1453. https://doi.org/10.1080/02650487.2022.2053393
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taís Pasquotto Andreoli, Gledeson Frankly da Silva Ribeiro, Diogo Kawano, Julia Lopes Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 125
- PDF (English) 122