State of the Art of National and International Publications on Neuromarketing and Neuroeconomics

Authors

  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo
  • Erich Vale e Sousa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3188

Keywords:

Neuromarekting, Neuroeconomics, Neuroscience, Eyetracking, Bibliometrics

Abstract

In the last three decades, studies involving the areas of Neuroscience and Biomedical Engineering and that converge on the possibility of mapping and evaluation of the brain in vivo showed significant development, enabling the emergence of the research fields called Neuromarketing and Neuroeconomics. In the present study, existing publications on the topic, with national and international bases were analyzed. Following databases were used as source for research: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Ebscohost Research Databases (EBSCO), Google Scholar, Capes Portal of Periodicals, PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health); Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL). The predominance of theoretical work reflects a possible difficulty of conducting empirical research, which may be related both to the effective financial cost of the research, as access to integrative search channels, which depend on a transdisciplinary team.

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Author Biographies

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora e Coordenadora do Curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo

Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977), Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais) e Doutorado em Administração - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa. É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores. Orientou oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e dez bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Atualmente é Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

Erich Vale e Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Economia de Empresas pela FEAD e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC Minas. Atualmente é Professor Assistente IV na PUC Minas, representante dos campi Serro e Guanhães no Conselho Superior Universitário (CONSUNI), Coordenador de Extensão no campus Serro e Membro AD HOC da Comissão Permanente de Avaliação. Desde 2007 leciona as disciplinas de Economia, Economia Aplicada, Mercados Internacionais, Economia Brasileira Contemporânea, Sistema Financeiro Nacional e Mercados de Capitais. Possui experiência anterior como membro titular do Conselho Curador da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, onde lecionou as disciplinas Economia e Estatística Aplicada a Pesquisa Jurídica, 12 anos no sistema bancário/financeiro e de 4 anos na indústria farmacêutica, sempre atuando em empresas de grande porte como Banco Bamerindus, HSBC Bank S/A, Aché Laboratório Farmacêutico, Boston Scientific (http://www.bostonscientific.com/us/index.html) e Schering-Plough Pharmaceutical Industry Company. Interessado em Teoria do Comportamento do Consumidor (Microeconomia), intervenção social induzida pela prática extensionista e produção de indicadores sociais de privação, pobreza e desigualdade.

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Professor de Marketing do programa de pós-graduação lato sensu da Universidade Estácio de Sá desde de abril de 2015. Atua como pesquisador na Faculdade Novos Horizontes.

Published

2016-03-30

How to Cite

Sousa, C. V. e, Lara, J. E., Sousa, E. V. e, & Pereira, J. R. (2016). State of the Art of National and International Publications on Neuromarketing and Neuroeconomics. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(1), 28–41. https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3188

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