Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i4.16387Keywords:
Marketing Político, Decisão de Voto, Comportamento Eleitoral, Regressão LogísticaAbstract
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo.
Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta de 101 alunos de graduação e pós-graduação.
Resultados: Foram identificadas como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior.
Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal antecessora.
Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo propõe que os modelos conceituais de decisão de do consumidor aplicam-se ao desenvolvimento teórico e prático do marketing político.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Marketing
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.