Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo

Autores/as

  • Renata Andreoni Barboza EBAPE/FGV-RJ
  • Rogério Ramalho da Silva UGF - Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2355

Palabras clave:

Subcultura, Extensão do Self, Cosplay.

Resumen

Este artigo busca explorar uma subcultura jovem e única, a subcultura Cosplay, e tem como objetivo compreender quais os fatores que desencadeiam e iniciam o processo de extensão de si no Cosplayer, e como ele se relaciona com o seu grupo de consumo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, inspirada no método netnográfico, com 19 Cosplayers brasileiros. Observou-se que ser Cosplayer, é parte de um dos constructos do self deste indivíduo, mas não é possível extender o self utilizando-se do Cosplay, sem fazer parte desta comunidade.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2355

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Barboza, R. A., & da Silva, R. R. (2013). Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(2), 180–202. https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2355