Capital Cultural e o Consumo de Produtos Culturais: As Estratégias de Consumo de Status entre Mulheres da Nova Classe Média

Autores/as

  • Lucivânia Filomeno Ponte UNESA
  • Cecilia Queirós Mattoso UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2613

Palabras clave:

Capital Cultural, status, produtos culturais.

Resumen

Holt (1998) averiguou a aplicação do consumo  como forma de adquirir status realizando pesquisas nos Estados Unidos e na Turquia (HOLT; ÜSTÜNER, 2010). A presente pesquisa baseou-se neste último estudo e teve como objetivos : a) estudar se o consumo de produtos culturais seria uma forma de construir status; b) investigar qual a relação destes produtos com o capital cultural das mulheres da nova classe média. O consumo de produtos culturais  mostrou-se  fundamental para construção das estratégias de status  e o capital cultural mostrou-se determinante na escolha destes produtos. Concluiu-se que os produtos culturais utilizados variaram conforme o maior ou menor capital cultural das entrevistadas. O uso do conceito de capital cultural possibilitou um maior entendimento da construção dos gostos e práticas de consumo .

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Biografía del autor/a

Lucivânia Filomeno Ponte, UNESA

Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - UNESA.

Cecilia Queirós Mattoso, UNESA

Professora de Comportamento do Consumidor Do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - UNESA

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

Ponte, L. F., & Mattoso, C. Q. (2014). Capital Cultural e o Consumo de Produtos Culturais: As Estratégias de Consumo de Status entre Mulheres da Nova Classe Média. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 18–33. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2613