Percepção de Valor Através da Técnica Laddering: Uma Análise dos Clientes de Caminhonetes Picapes Médias

Autores/as

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anderson Zancheta UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2178

Palabras clave:

Laddering, Atributos, Consequências e Valor Percebido.

Resumen

O presente artigo traz como objetivo identificar a percepção de valor nos consumidores de caminhonetes picapes médias. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com consumidores localizados na região da grande Porto Alegre-RS. Para tanto, utilizou-se como técnica de coleta e análise dados a laddering. A amostra da pesquisa contou com 13 entrevistados, sendo este número determinado após atingir a saturação teórica das respostas, com a identificação de cadeias completas de valor. A análise dos dados foi divida em quatro etapas centrais: (a) compilação dos dados isolados em atributos, consequências e valores; (b) elaboração da tabela de ladders, (c) criação da matriz de implicação e mapa hierárquico de valores e (d) definição das percepções dominantes e do relacionamento que gera o valor percebido para os consumidores de caminhonetes picapes médias. Logo após, foram feitas as considerações finais do trabalho. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2178

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Junior Ladeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor do Centro Universitário La Salle e da UNISINOS.

Anderson Zancheta, UNISINOS

Graduado em Administração de Empresas pela UNISINOS (2010/1) atua desde 2006 na área comercial do segmento de veículos caminhonetes picapes médias.

Publicado

2011-09-05

Cómo citar

Ladeira, W. J., & Zancheta, A. (2011). Percepção de Valor Através da Técnica Laddering: Uma Análise dos Clientes de Caminhonetes Picapes Médias. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 73–96. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2178