Identificando Valores de Estudantes de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Uma Abordagem Teórico-Metodológica da Means-End Chain
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2214Palabras clave:
Means-End Chains, Laddering, Educação a DistânciaResumen
A proposta central do conceito de valor em estudos de consumo é de que os clientes buscam a satisfação dos seus valores pessoais, que são os verdadeiros determinantes do comportamento de consumo. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho é identificar os valores de estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu a distância. Para tanto, utilizou-se a abordagem teórico-metodológica da Means-End Chains e o método de escalonamento Laddering. As análises dos resultados indicam que os estudantes estão interessados em criar as condições para o estabelecimento de uma família ou de assegurar condições dignas de sobrevivência, como garantir bons estudos para os filhos, acesso a saúde de qualidade, possuir casa própria e ter um excedente financeiro para atividades de lazer. Não obstante, valores de cunho individual também foram identificados, estudantes que possuem o valor “reconhecimento” possuem motivações por sucesso pessoal através da demonstração de competência e reconhecimento social. O valor “aproveitar a vida” desperta nos indivíduos o desejo de promover a gratificação e o prazer pessoal. Ambos estão relacionados com reconhecimento social, diversão, prazer e auto-realização, onde as preferências são os próprios interesses pessoais em detrimento do coletivo. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2214Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-05
Cómo citar
Oliveira, A. S., Silva, M. A. R., & Vilas Boas, L. H. de B. (2011). Identificando Valores de Estudantes de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Uma Abordagem Teórico-Metodológica da Means-End Chain. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 97–122. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2214
Número
Sección
Artigos