Identificando Valores de Estudantes de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Uma Abordagem Teórico-Metodológica da Means-End Chain

Autores

  • Alessandro Silva Oliveira UNILAVRAS
  • Matheus Alberto Rodrigues Silva Faculdades Adventistas de Minas Gerais/FADMINAS
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Alfenas - ICSA-UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2214

Palavras-chave:

Means-End Chains, Laddering, Educação a Distância

Resumo

A proposta central do conceito de valor em estudos de consumo é de que os clientes buscam a satisfação dos seus valores pessoais, que são os verdadeiros determinantes do comportamento de consumo. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho é identificar os valores de estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu a distância. Para tanto, utilizou-se a abordagem teórico-metodológica da Means-End Chains e o método de escalonamento Laddering. As análises dos resultados indicam que os estudantes estão interessados em criar as condições para o estabelecimento de uma família ou de assegurar condições dignas de sobrevivência, como garantir bons estudos para os filhos, acesso a saúde de qualidade, possuir casa própria e ter um excedente financeiro para atividades de lazer. Não obstante, valores de cunho individual também foram identificados, estudantes que possuem o valor “reconhecimento” possuem motivações por sucesso pessoal através da demonstração de competência e reconhecimento social. O valor “aproveitar a vida” desperta nos indivíduos o desejo de promover a gratificação e o prazer pessoal. Ambos estão relacionados com reconhecimento social, diversão, prazer e auto-realização, onde as preferências são os próprios interesses pessoais em detrimento do coletivo. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2214

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Biografia do Autor

Alessandro Silva Oliveira, UNILAVRAS

Mestre em Administração de Empresas, Área de concentração: Dinâmica de Cadeias Produtivas. Universidade Federal de Lavras UFLA. Possui graduação em Administração de Empresa pelo Instituto Presbiteriano Gammon (2002). Possui Especialização Lato Sensu em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Agroindustrial, e Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais. Atualmente é professor do curso de Gestão Comercial da UNILAVRAS e tutor do ensino a distância em Administração, Administração Pública da Universidade Federal de Lavras.

Matheus Alberto Rodrigues Silva, Faculdades Adventistas de Minas Gerais/FADMINAS

Professor de Marketing das Faculdades Adventistas de Minas Gerais/FADMINAS. Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2010). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência na área de administração, com enfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor de alimentos, cultura do consumo, antropologia do consumo e estratégia.

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Alfenas - ICSA-UNIFAL

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). Foi professor adjunto da FAGEN-UFU - Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia e atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - ICSA-UNIFAL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, marketing, estratégia de marketing, comportamento do consumidor e valores pessoais, mercado.

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Publicado

05.09.2011

Como Citar

Oliveira, A. S., Silva, M. A. R., & Vilas Boas, L. H. de B. (2011). Identificando Valores de Estudantes de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Uma Abordagem Teórico-Metodológica da Means-End Chain. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 97–122. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2214

Edição

Seção

Artigos