Plano Estratégico de Marketing: Proposta de uma Análise Teórica

Autores/as

  • Gustavo Barbieri Lima FEARP - Universidade de São Paulo
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho FEARP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2188

Palabras clave:

Marketing, Plano de Marketing, Estratégia.

Resumen

A importância do Plano de Marketing para a gestão estratégica de empresas tem sido tema de debates acadêmicos. De forma sucinta, o plano pode ser considerado como um documento formal estruturado, no qual os objetivos de marketing organizacionais estão claramente descritos e as estratégias para alcançá-los, assim como o orçamento das atividades que envolvem a gestão do composto de marketing (produto, preço, praça/ distribuição e promoção), analisados sob o ponto de vista do ambiente de marketing ou variáveis incontroláveis (PEST – político-legal, econômico, social e tecnológico). O presente artigo propõe a elaboração de um ensaio teórico acerca do tema plano estratégico de marketing, embasado em pesquisas na literatura acadêmica existente, visando contribuir para o conhecimento neste campo de estudo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento do referencial teórico sobre Plano de Marketing para o desenvolvimento do presente estudo. Como resultado principal, considera-se relevante mencionar a grande importância do plano de marketing como ferramenta para direcionar as estratégias mercadológicas inseridas no planejamento corporativo. Cada plano apresentado apresenta suas particularidades e semelhanças. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2188

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Biografía del autor/a

Gustavo Barbieri Lima, FEARP - Universidade de São Paulo

 Mestre em Administração - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo.  Pós Graduado em Marketing (Master of Business Administration) – Fundace – FEARP – Universidade de São Paulo.  Bacharel em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior - Universidade Paulista, campus Ribeirão Preto – SP.  Pesquisador: Membro do Grupo de Pesquisa MARKINTEC – Marketing, Tecnologia e Negócios Internacionais - FEARP – USP (03/ 2003 - Atual).  Pesquisador: Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP – USP.  Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, Estratégias de Marketing, Marketing Internacional, Negócios Internacionais.  Experiência profissional em empresas na área de comércio internacional e marketing.  Autor/ Co-autor de artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados em revistas especializadas indexadas. • Endereço: Rua Conde Afonso Celso, 424 – Jardim Sumaré Ribeirão Preto – S.P. – CEP: 14025-040 • Telefone: (16) 3623-1713 • Fax: (16) 3623-1010 * Cel.: (16) 81460186

Dirceu Tornavoi de Carvalho, FEARP - Universidade de São Paulo

• Professor Livre Docente de Marketing - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – campus Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. • Mestre e Doutor em Administração pela FEA – Universidade de São Paulo. • Pós-graduado em comércio eletrônico e marketing - Vanderbilt University, EUA. • Professor visitante e pesquisador na Inholland University – Holanda. • Graduado em Engenharia Mecânica – Unicamp – Universidade de Campinas. • Coordenador e Pesquisador do Markintec – Marketing, Tecnologia e Negócios Internacionais – FEARP - USP. • Pesquisador: Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas – FEARP - Universidade de São Paulo (01/2010 – Atual). • Autor/ Co-autor de artigos publicados em congressos nacionais e internacionais e revistas científicas indexadas. • Coordenador do Curso MBA Marketing – Fundace – FEARP – Universidade de São Paulo. • Experiência executiva por 8 anos em empresas nacionais e multinacionais. • Pesquisador de mercado e consultor de empresas, tendo realizado projetos em empresas dos ramos de saúde animal, genética animal, telefonia, serviços de hotelaria, software, serviços de alimentação rápida, distribuição de calçados, varejo de eletrodomésticos, etc. • Linhas de interesse em pesquisa: Marketing, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Negócios Internacionais. • E-mail: dirceu.tornavoi@gmail.com • Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre 14040-900 – Ribeirão Preto – S.P. Sala: 69 • Telefone/ Fax: (16) 3602-3905

Publicado

2011-12-06

Cómo citar

Lima, G. B., & Carvalho, D. T. de. (2011). Plano Estratégico de Marketing: Proposta de uma Análise Teórica. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(2), 163–187. https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2188