A influência das capacidades especializadas de marketing e da orientação empreendedora no desempenho do comércio varejista de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17136Palabras clave:
Capacidades Especializadas de Marketing, Orientação Empreendedora, Desempenho, Varejo.Resumen
Objetivo: examinar a relação entre as capacidades especializadas de marketing, a orientação empreendedora e o desempenho das empresas do comércio varejista de vestuário de Caxias do Sul – RS.
Método: survey realizada com 200lojas, com técnica de Modelagem de Equações Estruturais.
Originalidade/Relevância: o modelo proposto possibilita às empresas do varejo de vestuário identificar quais capacidades especializadas de marketing mais influenciam em seu desempenho, além das características da orientação empreendedora. Dessa forma, é possível alocar os recursos de marketing de forma eficaz, alcançando desempenho superior. Os modelos anteriores foram testados basicamente na indústria.
Resultados: indicaram que as capacidades de produto, canal e comunicação de marketing influenciam positivamente o desempenho da empresa, assim como a orientação empreendedora. Entre as variáveis que representaram o modelo estão a orientação empreendedora e capacidade de canal, sugerindo que empresas que buscam novidades, criam, inventam novos negócios, produtos e serviços, se posicionando à frente de seus concorrentes.
Contribuições teóricas/metodológicas: a construção e o teste empírico do modelo estrutural proposto, que abrangeu as relações entre as capacidades especializadas de marketing (individualmente), a orientação empreendedora e o desempenho das empresas, além da moderação através do tempo de atividade da empresa, porte da empresa e escolaridade do proprietário/gestor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Juliana Matte, Gabriel Sperandio Milan, Paula Patrícia Ganzer, Ana Paula Graciola, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Olea

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Resumen 1259
- PDF (Português (Brasil)) 908