Segmentação de Consumidores de Produtos e Serviços Bancários: um Estudo Exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2333Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Segmentação, Marketing Bancário.Resumo
O estudo em questão, caracterizado como exploratório-descritivo, procura investigar qual o efeito das variáveis demográficas e comportamentais nas decisões dos consumidores voltadas à aquisição de cada um dos principais produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras. Para tanto, ênfase é dada aos bancos, os quais constituem os principais responsáveis pela movimentação dos fluxos financeiros entre tomadores e ofertadores de recursos na Economia Global. A partir dessa investigação, objetivou-se agrupar tais indivíduos em categorias criadas através da constatação de diferentes características, escolhas e comportamentos. Foi realizada uma Análise de Cluster, onde foram definidos agrupamentos dos respondentes com base em semelhanças apresentadas a partir de uma amostra de 414 respondentes com idades de 18 a 81 anos. Em seguida, foi feita a análise discriminante para segmentar os mesmos respondentes com base em características pré-definidas, comparando-se os resultados obtidos com a adoção de ambas as técnicas e chegando à conclusão de que a análise dos agrupamentos é a ferramenta cujos resultados melhor definem a segmentação e a caracterização de cada grupo de clientes bancários. Por fim, ambos os modelos são validados, além de serem apresentadas as principais limitações e direcionadores futuros da presente pesquisa.
DOI: 10.5585/remark.v12i2.2333