Consumo e distinção social no campo cultural da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.17619

Palavras-chave:

Consumo de status, Gosto musical, Homologia, Onívoro cultural, Distinção de classe,

Resumo

Objetivo: Este estudo tem por objetivo identificar padrões de consumo e de gosto no campo cultural da música no Brasil e caracterizar a influência de variáveis sociodemográficas.

Método: Foi utilizada a abordagem quantitativa: 1.168 pessoas foram consultadas por meio da aplicação de questionários semiestruturados em três cidades do estado de Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise de Correspondência Múltipla (MCA).

Relevância/Originalidade: O entendimento dos mecanismos e das consequências sociais do consumo de status tem sido o centro de um rico debate teórico. No entanto, estudiosos tem apontado a necessidade de mais pesquisas, visto que os dados empíricos são extraídos quase que exclusivamente em países europeus ou nos Estados Unidos. Portanto, este estudo pode contribuir ao suprir parte da lacuna teórica e gerar dados para a compreensão dos padrões de gosto e consumo musical em um país em desenvolvimento.

Principais Resultados: A MCA confirmou a existência de uma acentuada divisão entre o gosto por gêneros musicais culturalmente legitimados e gêneros musicais populares, sendo essas diferenças operadas, especialmente, pela escolaridade e capital cultural dos indivíduos. Apenas 4,5% dos respondentes foram classificados como onívoros. Desta forma, defende-se que, embora muitos estudiosos encontrem evidências da teoria do onívoro cultural, é por meio da homologia e do gosto esnobe que as diferenças de gosto musicais, no contexto estudado, são melhor explicadas.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: As informações podem ser valiosas para os acadêmicos aprofundarem seus estudos ou elaborarem novas questões de pesquisa, abrindo espaço também para a comparação entre diferentes regiões e países. Este estudo também gera insights para o refinamento de análises e classificações referentes aos conceitos de capital cultural e ao onívoro cultural, e aponta para o papel central do consumo de status nos gostos musicais no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Aline Pereira Sales Morel, Instituto Federal do Sul de Minas – IFSULDEMINAS

Doutora em Administração

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Ciências Sociais

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Administração

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Publicado

29.11.2021

Como Citar

Morel, A. P. S., Rezende, D. C. de, & Oliveira, A. S. de. (2021). Consumo e distinção social no campo cultural da música. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(4), 362–392. https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.17619

Edição

Seção

Artigos