O greenwashing e a preservação da identidade corporativa: um estudo das ações de esg na moda de luxo

UM ESTUDO DAS AÇÕES DE ESG NA MODA DE LUXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26399

Palavras-chave:

Identidade Corporativa, ESG, Greenwashing, Marcas de Luxo

Resumo

Objetivo:  Avaliar como a identidade corporativa se relaciona com as práticas ESG no setor de moda de luxo, visando combater o greenwashing.

Método: Utilizando uma abordagem qualitativa, este estudo enfatiza a análise de grandes grupos de moda de luxo (Louis Vuitton, Kering SA e Prada SA) selecionadas com base em suas ações na bolsa de valores e melhores pontuações em valorização de capital, conforme identificado na base de dados Thomson Reuters. Os dados foram analisados utilizando o software IRaMuTeQ, que permite a análise da estrutura e organização do discurso nas dimensões ESG.

Originalidade/Relevância: O fenômeno do greenwashing está presente na comunicação de empresas, porém é importante discutir as iniciativas de sustentabilidade adotados por empresas internacionais e entender como estas grandes empresas comunicam e como podemos interpretar. Neste sentido, este artigo pretende avaliar um segmento muito importante na questão sustentável no mundo, o setor de moda de luxo.

Resultados: Os resultados destacam a crescente importância das práticas sustentáveis e a necessidade de transparência na comunicação para evitar o greenwashing, bem como a relevância do compromisso dos fornecedores.

Contribuições teóricas/metodológicas: Essas descobertas sugerem a necessidade de uma abordagem mais abrangente e orientada para resultados, com ênfase na prestação de contas e na adoção de práticas genuínas de responsabilidade corporativa para garantir a credibilidade e o impacto positivo das iniciativas sustentáveis.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues de Magalhães Silva, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Comunicação Social

Cristina Maria Schmitt Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração

Paulo Sérgio Reinert, Universidade Regional de Blumenau - FURBu

Mestre em Administração

Giovanni Augusto Patricio, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB

Mestrado em Administração

Nicole Cristina Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Administração

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Publicado

13.01.2025

Como Citar

Silva, F. R. de M., Miranda, C. M. S., Reinert, P. S., Patricio, G. A., & Rodrigues, N. C. (2025). O greenwashing e a preservação da identidade corporativa: um estudo das ações de esg na moda de luxo: UM ESTUDO DAS AÇÕES DE ESG NA MODA DE LUXO. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 24(1), 237–304. https://doi.org/10.5585/2025.26399
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