Cadernos de Pós-graduação

Cadernos de Pós-graduação é uma publicação acadêmica semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da Universidade Nove de Julho, de acesso aberto e gratuito.

Cadernos se propõe a divulgar estudos e resultados de pesquisas pertinentes às questões educacionais de forma ampla e em diálogo com as demais áreas humanas e sociais, realizadas por alunos e professores, desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto sensu nacionais, estrangeiros e de outras organizações preocupadas com a produção do conhecimento científico.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

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(Quadriênio 2017-2020)

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Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: Encerradas

 

CHAMADA DOSSIÊ 2022 -  Juventudes e ação política

A revista Cadernos de Pós-Graduação convida pesquisadoras/es a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o v. 21, n. 2 (jul./dez. 2022).

Prazo: até 15 de setembro de 2022. Prorrogado para 30 de setembro de 2022. SUBMISSÕES ENCERRADAS!

A proposição do dossiê busca reunir problematizações de pesquisa sobre as ações políticas juvenis contemporâneas e as reflexividades que estas promovem em diferentes espaços de atuação, considerando a interlocução com diferentes formas e redes de mobilização social e ponderando relações com práticas educativas e/ou itinerários de individuação sociopolítica. Para tanto, tenciona abarcar tanto discussões relativas a referentes teórico-metodológicos para a compreensão da configuração de movimentos sociais e coletivos políticos juvenis, quanto diálogos com ativistas e militantes na compreensão de práticas sociais, pertencimentos e desafios existenciais articulados à participação em ações coletivas. A proposta se origina de iniciativas de pesquisa atentas à participação social juvenil na atualidade, com destaque às manifestações sociais ocorridas a partir dos anos 2010. Mais especificamente, deverá compor debates produzidos no âmbito da pós-graduação, entre professores-pesquisadores, mestrandos e doutorandos e ativistas políticos, com vistas à análise crítica do cenário histórico-político recente do Brasil e, em articulação, à compreensão das frentes de ação em jogo na promoção de condições democráticas de convívio e expressão ao porvir. O dossiê está aberto a contribuições autorais que dialoguem com tais objetivos e, ademais, proponham análises e interpretações originais de contextos, coletivos e ações específicas, produzidas, preferencialmente, em perspectivas dialógicas e participativas.

Organizadores

Editores

Contato para suporte

Mayara Fioravante - Assistente editorial

e-mail: cadernos-edu@uninove.br

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CHAMADA DOSSIÊ 2021 - Educação e Cinema: atos formativos

publicados em 29/06/2021 - www.cadernosdepos.org.br

A revista Cadernos de Pós-Graduação convida pesquisadoras/es a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o v. 20, n. 1 (jan./jun. 2021).

Prazo: até 31 de março de 2021.

O cinema, como elemento participante da cultura e da sociedade, está presente também na Educação escolar introduzido como elemento educativo e formativo de crianças e jovens, seja no contexto ficcional, de animação ou documental, possibilitando e auxiliando outras leituras de mundo que podem ser inovadoras e transformadoras. 

Nessa perspectiva, este Dossiê se constitui como uma maneira de agrupar pesquisa e estudos contextualizados em produções fílmicas que problematizem e questionem as realidades pessoais e sociais.

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CadPos V. 18, n. 2

Tema do Dossiê: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização.

Submissões encerradas em 13 de Outubro de 2019.

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CadPos v. 18, n. 1

Tema do Dossiê: Gestão educacional: limites e possibilidades.

Submissões encerradas em 28 de fevereiro de 2019.

 
Publicado: 2020-05-05
 
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v. 21, n. 2 (2022): (jul./dez.)

Sumário

Editorial

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Carlos Bauer, Leandro Rogério Pinheiro, Maurício Perondi
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1-4

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães, Luis Antonio Groppo
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05-18
Cristiano Lange dos Santos
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19-32
Emanuelle de Oliveira Souza, Rosemeire Reis
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33-45
Hélio Souza de Cristo, José Wellington Marinho de Aragão, Hugo Saba
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46-58
Camila Bonin Liebgott, Marina Dadico, Samantha Medeiros Ferreira
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59-73
Mariana de Carvalho Souza, Olivia Cristina Perez
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74-87

Artigos

Danielly de Souza Nóbrega, João Predo Crevonis Galego, Letícia Rinaldi de Caires
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88-105
Adeildo Telles da Silva, André Rodrigues Guimarães
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106-117
Giovanna Botini Zortea, Felipe de Araújo Chersoni, Vinícius Romagnolli Rodrigues Gomes
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118-129
Francisco Ytalo de Lima Silva, Maria Naiane Bezerra de Araújo, Cibele Maria Lima Rodrigues
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130-141
Mariana Silva Mancilha, Elvis Rezende Messias
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142-152
Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Kátia Regina Rodrigues Lima, Alisson Slider do Nascimento de Paula
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153-165
Luiz Ademir Bassani
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166-180
Valéria Lopes Peçanha
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181-192

Resenhas

Adriana da Costa Santos, Ligia de Carvalho Abões Vercelli
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193-195
Edmur Machado Silva, Márcia Fusaro
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196-199