Quinze anos da lei 10639/2003: algumas reflexões dos seus antecedentes históricos, sua importância e os desafios para sua efetivação

Auteurs

  • Cinthia Nolácio de Almeida Maia Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8353

Mots-clés :

LEI 10639/2003. Educação Escolar. Negros. Relações étnico-raciais. Desafios.

Résumé

O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal apresentar um estudo sobre o contexto em que se deu a criação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira na educação escolar, ressaltando sua importância e os desafios para a sua consubstancia-ção, mesmo quinze anos após sua implementação.  Concluímos que a Lei supracitada re-presenta avanços na luta pelos direitos sociais educacionais, especialmente para os negros, uma vez que, que se contrapôs à presença do racismo e de seus efeitos, seja na política educacional mais ampla, seja na organização e funcionamento da educação escolar, dos currículos, das práticas pedagógicas e das relações sociais na escola, porém, muitos desafi-os ainda precisam ser superados para que a mesma se efetive, especialmente em questões que tocam a formação docente, produção de livros e materiais didático-pedagógicos, mu-danças curriculares, entre outras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cinthia Nolácio de Almeida Maia, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Salvador, Ba – Brasil.

Téléchargements

Publiée

2018-04-04

Comment citer

MAIA, Cinthia Nolácio de Almeida. Quinze anos da lei 10639/2003: algumas reflexões dos seus antecedentes históricos, sua importância e os desafios para sua efetivação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 84–99, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8353. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8353. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira