Discurso, texto e contexto escolar: a intervenção didática

Autores

  • Maria Silvia Olivi Louzada UNIFRANCA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1107

Palavras-chave:

Discurso. Ensino-aprendizagem. Interação. Linguagem. Texto.

Resumo

Fundamentando-se nos princípios da “teoria da área do desenvolvimento potencial”, de Vygotsky (1979), e concebendo as relações entre pensamento e linguagem como processos distintos, paralelos, mas mutuamente influenciáveis, discutese, neste estudo, a concepção interacionista de linguagem que valoriza a reflexão, a produção, a adequação e a competência discursiva no âmbito escolar. Considerando que a linguagem é uma forma de ação de um sujeito sobre o outro, o lugar de constituição das relações sociais em que os falantes da língua materna se tornam sujeitos, procura-se refletir sobre a necessidade de uma didática do ensino da língua que incentive os alunos, como locutores-autores, a assumir o controle do seu processo de construção textual e discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Olivi Louzada, UNIFRANCA

Doutorado em Língüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Letras- Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1996).

Downloads

Publicado

29.07.2008

Como Citar

LOUZADA, Maria Silvia Olivi. Discurso, texto e contexto escolar: a intervenção didática. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 85–94, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1107. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1107. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos