Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?

Autores

  • Cleonice Xavier da Silva Pimenta PUC-Campinas
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado VLCM

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1116

Palavras-chave:

Compromisso social. Formação docente. Pedagogia.

Resumo

Neste trabalho, busca-se analisar como o curso superior em Pedagogia tem formado o(a) educador(a), levando-se em consideração as mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais, e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador nesse contexto. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia desde a sua implantação revelam os problemas que vêm acompanhando o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país, pondo-se em evidência o cenário de precarização dessa formação no atual momento histórico. Diante desse quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação que tem orientado as reformas educacionais, o aligeiramento desses cursos e as políticas de formação docente dificultam a promoção de ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.

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Biografia do Autor

Cleonice Xavier da Silva Pimenta, PUC-Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PUC-Campinas. Sumaré – SP

Vera Lúcia de Carvalho Machado, VLCM

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PUC-Campinas Campinas – SP

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Publicado

29.07.2008

Como Citar

PIMENTA, Cleonice Xavier da Silva; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 131–138, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1116. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1116. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos