Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?

Cleonice Xavier da Silva Pimenta, Vera Lúcia de Carvalho Machado

Resumo


Neste trabalho, busca-se analisar como o curso superior em Pedagogia tem formado o(a) educador(a), levando-se em consideração as mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais, e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador nesse contexto. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia desde a sua implantação revelam os problemas que vêm acompanhando o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país, pondo-se em evidência o cenário de precarização dessa formação no atual momento histórico. Diante desse quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação que tem orientado as reformas educacionais, o aligeiramento desses cursos e as políticas de formação docente dificultam a promoção de ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.

Palavras-chave


Compromisso social. Formação docente. Pedagogia.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1116

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