Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1116Palavras-chave:
Compromisso social. Formação docente. Pedagogia.Resumo
Neste trabalho, busca-se analisar como o curso superior em Pedagogia tem formado o(a) educador(a), levando-se em consideração as mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais, e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador nesse contexto. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia desde a sua implantação revelam os problemas que vêm acompanhando o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país, pondo-se em evidência o cenário de precarização dessa formação no atual momento histórico. Diante desse quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação que tem orientado as reformas educacionais, o aligeiramento desses cursos e as políticas de formação docente dificultam a promoção de ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.Downloads
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Publicado
29.07.2008
Como Citar
PIMENTA, Cleonice Xavier da Silva; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 131–138, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1116. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1116. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
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Artigos
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