O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14009

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo escolar. Profissionalidade.

Resumo

Resumo: Num cenário educativo que vem sofrendo mudanças de acordo com os interesses hegemônicos de uma sociedade neoliberal, a formação do pedagogo escolar, entendido aqui como coordenador pedagógico, também se modifica. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação deste profissional a partir da constituição histórica da profissão, estabelecendo relações com os conceitos de profissionalidade e profissionalismo. A opção metodológica baseia-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental respaldada na produção teórica sobre a identidade do coordenador pedagógico, como também a profissão do coordenador pedagógico num contexto histórico e social com base nas categorias emergente, dominante e residual. O texto destaca a necessidade de repensar as políticas de formação docente juntamente com questões relativas às particularidades da atuação dos coordenadores pedagógicos.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo. Profissionalidade.

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Biografia do Autor

Camila Manarin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Francisco Beltrão.

Discente do curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE.

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) e professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (UNIOESTE), curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado. 

Referências

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

MANARIN, Camila; PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 192–204, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.14009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/14009. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos