A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16909

Palavras-chave:

Saúde Mental, Oficinas, Produção de vídeo, Educação, TDIC.

Resumo

Trata-se de pesquisa-intervenção realizada com oficinas de produção de vídeo com usuários em sofrimento psíquico em um Centro de Atenção Psicossocial alagoano e ancora nas discussões entre educação, saúde mental e tecnologia digital de comunicação e informação. A ideia de relacionar esta pesquisa com a educação foi idealizada como forma de agenciar inúmeras possibilidades, buscando colocar o usuário como principal sujeito dentro do processo de construção, colocando em prática os pilares da educação. O objetivo foi analisar a produção de vídeo por usuários em seu potencial de reabilitação psicossocial. Participaram dezessete usuários inicialmente e, depois, cinco usuários trabalharam com a produção de um vídeo. Nas oficinas, os usuários se colocaram como sujeitos de suas aprendizagens, desenvolvendo protagonismo em seu cotidiano, havendo contribuição para o processo de reabilitação psicossocial. Os usuários foram construindo significados inseridos num movimento de reflexão-ação-reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Calheiros da Silva Suruagy, Colégio Santa Madalena Sofia.

Professora do Colégio Santa Madalena Sofia. Mestre em Educação, Maceió, Alagoas, Brasil.

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas.

Professora da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Informática na Educação, Maceió, Alagoas, Brasil.

Referências

AGUIAR, K.; ROCHA, M. Micropolítica e o exercício da pesquisa intervenção. Referências e dispositivos de análise. Psicologia Ciência e Profissão, v. 4, n. 27, p. 648-663. 2007.

AMARANTE, P. (coordenador). Saúde Mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2007.

BRAGA, C. P. A perspectiva da desinstitucionalização: chaves de leitura para compreensão de uma política nacional de saúde mental alinhada à reforma psiquiátrica. Saúde e Sociedade [online]. v. 28, n. 4 [Acessado 29 Junho 2020] , pp. 198-213. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190125>. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190125.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde (BR). Relatório de Gestão: 2003-2006. Saúde mental no SUS: acesso ao tratamento e mudança do modelo de atenção. Brasília (DF); 2008.

CAVAGNOLI, Murilo; MAHEIRIE, Katia. A cartografia como estratégia metodológica à produção de dispositivos de intervenção na Psicologia Social. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 64-71, Apr. 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100064&lng=en&nrm=iso>. access on 04 July 2020. Epub Apr 09, 2020. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5680.

CAVALLINI, Flávia de Macedo. CAPS, ateliês e oficinas: artes no mundo, mundos na arte. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 40-45, Apr. 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100040&lng=en&nrm=iso>. access on 04 July 2020. Epub Apr 09, 2020. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5671.

DUBOIS, P., Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac y Naif, 2004.

FERNANDES, C. A pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógico: considerações para sua inclusão na prática pedagógica. Diálogos Educacionais em

Revista. Campo Grande, v. 2, n. 2, 2011. Disponível em:<http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/vie w/22/ 51> Acesso em: 06 abr. 2017.

FRANCISCO, D. Criando laços via recursos informatizados. 2007. 172 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

GOHN, M. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 – 2020.

GUERRA, A. Oficinas em saúde mental: percurso de uma história, fundamentos de uma prática. In. COSTA, C; FIGUEIREDO, A. (org.). Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

MACHADO, D. ; GOTTEMS, L.; PIRES, M. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto contexto - enferm., v. 22, n. 4, p.1205-1213, 2013.

MIRANDA, L. Consumo e produção de subjetividade nas TVs comunitárias. Revista do Departamento de Psicologia, v. 19, n. 1, p. 199-214, jan/jun, 2007.

PEREIRA, G.; BARBOSA, M. I. B.; REZENDE FILHO, L. A. C. de. Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação. Pro-Posições, Campinas , v. 30, e20180041, 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100545&lng=en&nrm=iso>. access on 04 July 2020. Epub Dec 02, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0041.

RAUTER, C. Oficinas para quê? Uma proposta ético-estético política para oficinas terapêuticas. In AMARANTE, Paulo (org.). Ensaios: Subjetividade, saúde mental, sociedade Rio de Janeiro: Fiocruz. 2000.

RODRIGUES JR, A. Saberes sensíveis na saúde mental - Contribuições de Reggio Emília para uma pesquisa a/r/tográfica. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.12, n.35, p. 87-100, jun.-set.2019.

SIMONDON, G. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeu Libros, 2007.

TRINDADE, C.; BECKER, A. Aprendizagem colaborativa mediada pelo blog do moodle. Anais do VIII Encontro Virtual de Documentação em Software, v. 1, n. 1, junho, 2011. Disponível em: <http://www.textolivre.org/viiievidosol/forum/90.pdf.> Acesso em: 15 nov. 2017.

Downloads

Publicado

28.08.2020

Como Citar

SURUAGY, Claudia Calheiros da Silva; FRANCISCO, Deise Juliana. A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 263–279, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16909. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16909. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos