n. 35 (2020): maio/ago.

Dossiê Educação como Direito Humano e Social
Publicado: 28.08.2020

Editorial

  • Editorial - Dialogia n. 35 - Educação como Direito Humano e Social

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932

Entrevista

  • Entrevista - Educação como Direito Humano e Social - entrevistada: Angela Aparecida da Cruz Duran

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    3-6
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17802

Dossiê Educação como Direito Humano e Social

  • Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos

    Josete Rocha dos Santos, Andréa Costa da Silva
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16924
  • Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    22-35
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16944
  • Educação e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais desde o litoral norte do Rio Grande do Sul

    Thaís Janaina Wenczenovicz, Anderson Alves Costa
    36-51
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16526
  • De espionagem à produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola: a participação das crianças na pesquisa em educação

    Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles, Nádia Priscila de Lima Carvalho
    52-63
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16936
  • Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

    João Paulo Xavier de Freitas, Ana Carolina Sales Oliveira
    64-78
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16869
  • Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades

    Gilberto Oliari, Fernanda Monteiro Rigue, Raquel Brum Sturza
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16907
  • A educação de jovens e adultos no Brasil: entre trajetórias descontínuas e a expectativa do direito

    Jupter Martins de Abreu Júnior, Helen Wanderley do Prado
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16910
  • Conquistas e retrocessos do direito à educação: nas legislações e propostas de formação de professores

    Adriana Cabral Pereira de Araujo, Vania Finholdt Angelo Leite
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16914
  • Direitos humanos e linguísticos e suas relações com a educação de surdos: reflexões a partir do diálogo com estudantes surdos fluentes em Libras

    Ivone Maria Mendes Silva, Silvia Salete Remos
    122-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16925
  • Direitos Humanos, Educação Inclusiva e EJA: quando uma proposta curricular se torna instrumento de luta e resistência

    Amanda Sousa Batista do Nascimento, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    135-147
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16938
  • Homeschooling no contexto político brasileiro e os seus impactos para a Educação enquanto Direito Social

    Marta Rosani Taras Vaz, Ana Eduarda Taras Vaz
    148-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16893
  • A educação escolar como um direito e as medidas socioeducativas de internação: o sujeito de direitos entre dilemas no ambiente escolar

    Angelica de Oliveira Furtado, Eliana do Socorro de Brito Paixão
    163-181
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16932
  • Licenciatura em Educação do Campo: espaço de garantir direito humano e social

    Celia Beatriz Piatti
    182-199
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16901

Artigos

  • Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira

    Leila de Carvalho Mendes, Kelly Russo, Kellen Dias de Barros
    200-213
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16913
  • Processos de investigação-ação nas pesquisas brasileiras sobre a formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia

    Taciara Lais Borgartz, Rúbia Emmel
    214-227
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16753
  • O currículo prescrito no cotidiano escolar: interpretações de Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil

    Thais Monteiro Ciardella, Marisa Vasconcelos Ferreira
    228-244
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16009
  • Estudo exploratório para implementação de um espaço maker

    Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins
    245-262
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16563
  • A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico

    Claudia Calheiros da Silva Suruagy, Deise Juliana Francisco
    263-279
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16909

Resenhas