n. 35 (2020): maio/ago.

Dossiê Educação como Direito Humano e Social
Publicado: 28.08.2020

Editorial

  • Editorial - Dialogia n. 35 - Educação como Direito Humano e Social

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    1-2

Entrevista

  • Entrevista - Educação como Direito Humano e Social - entrevistada: Angela Aparecida da Cruz Duran

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17802
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    3-6

Dossiê Educação como Direito Humano e Social

  • Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16924
    Josete Rocha dos Santos, Andréa Costa da Silva
    7-21
  • Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16944
    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    22-35
  • Educação e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais desde o litoral norte do Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16526
    Thaís Janaina Wenczenovicz, Anderson Alves Costa
    36-51
  • De espionagem à produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola: a participação das crianças na pesquisa em educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16936
    Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles, Nádia Priscila de Lima Carvalho
    52-63
  • Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16869
    João Paulo Xavier de Freitas, Ana Carolina Sales Oliveira
    64-78
  • Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16907
    Gilberto Oliari, Fernanda Monteiro Rigue, Raquel Brum Sturza
    79-92
  • A educação de jovens e adultos no Brasil: entre trajetórias descontínuas e a expectativa do direito

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16910
    Jupter Martins de Abreu Júnior, Helen Wanderley do Prado
    93-106
  • Conquistas e retrocessos do direito à educação: nas legislações e propostas de formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16914
    Adriana Cabral Pereira de Araujo, Vania Finholdt Angelo Leite
    107-121
  • Direitos humanos e linguísticos e suas relações com a educação de surdos: reflexões a partir do diálogo com estudantes surdos fluentes em Libras

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16925
    Ivone Maria Mendes Silva, Silvia Salete Remos
    122-134
  • Direitos Humanos, Educação Inclusiva e EJA: quando uma proposta curricular se torna instrumento de luta e resistência

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16938
    Amanda Sousa Batista do Nascimento, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    135-147
  • Homeschooling no contexto político brasileiro e os seus impactos para a Educação enquanto Direito Social

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16893
    Marta Rosani Taras Vaz, Ana Eduarda Taras Vaz
    148-162
  • A educação escolar como um direito e as medidas socioeducativas de internação: o sujeito de direitos entre dilemas no ambiente escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16932
    Angelica de Oliveira Furtado, Eliana do Socorro de Brito Paixão
    163-181
  • Licenciatura em Educação do Campo: espaço de garantir direito humano e social

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16901
    Celia Beatriz Piatti
    182-199

Artigos

  • Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16913
    Leila de Carvalho Mendes, Kelly Russo, Kellen Dias de Barros
    200-213
  • Processos de investigação-ação nas pesquisas brasileiras sobre a formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16753
    Taciara Lais Borgartz, Rúbia Emmel
    214-227
  • O currículo prescrito no cotidiano escolar: interpretações de Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16009
    Thais Monteiro Ciardella, Marisa Vasconcelos Ferreira
    228-244
  • Estudo exploratório para implementação de um espaço maker

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16563
    Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins
    245-262
  • A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16909
    Claudia Calheiros da Silva Suruagy, Deise Juliana Francisco
    263-279

Resenhas