Direitos humanos e linguísticos e suas relações com a educação de surdos: reflexões a partir do diálogo com estudantes surdos fluentes em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16925

Palavras-chave:

Educação de surdos, Surdez, Lingua de Sinais, Direitos humanos. Direitos Linguísticos.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel que os direitos humanos e linguísticos podem desempenhar como elementos estruturantes da educação escolar oferecida aos surdos. Abarca contribuições de teóricos das ciências humanas e sociais, além da análise das narrativas de estudantes surdos sobre a importância da Língua de Sinais para seus processos de construção de conhecimento na escola e em outras esferas da vida social. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual, realizada em Libras, com quatro sujeitos surdos. Os dados foram analisados de acordo com pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Com base nos resultados, conclui-se que a Libras ocupa lugar central na vida dos entrevistados, sendo por eles significada como um direito cujo usufruto repercute no exercício de outros direitos (educacionais, culturais, políticos etc.). Não obstante, ainda precisa ocorrer uma maior difusão e valorização de seu uso nas/pelas escolas, assim como em outros espaços públicos.

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Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde atua como professora permanente do Pograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Programa de Pós-Graduação Profisisonal em Educação, estando também vinculada aos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Sociais, Geografia e Filosofia.

Silvia Salete Remos, Intérprete de Libras do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Câmara Municipal de vereadores de Erechim/RS.

Pós-Graduanda em Libras e em Psicopedagogia pela Uniasselvi. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Atua como Tradutora e Intérprete de Libras na Câmara de Vereadores de Erechim e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

MENDES SILVA, Ivone Maria; REMOS, Silvia Salete. Direitos humanos e linguísticos e suas relações com a educação de surdos: reflexões a partir do diálogo com estudantes surdos fluentes em Libras. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 122–134, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16925. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16925. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação como Direito Humano e Social