Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16924

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Discurso, Biologia, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Pressupostos freireanos evidenciam como o conhecimento científico proposto pela escola deve ser associado ao saber do cotidiano. Assim, cidadania e letramento científico devem andar juntos e são ferramentas essenciais na busca por uma educação que contemple preceitos dos direitos humanos, presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Transpor esse olhar para a Educação de Jovens e Adultos – EJA – é o desafio desse artigo, que analisa discursos presentes no livro didático de Biologia destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade EJA.  Com a Análise Crítica do Discurso verificamos que o significado identificacional está presente no livro didático, por meio dos pronomes pessoais “você” e “nós”. Os resultados mostram uma tentativa do enunciador de mostrar proximidade do aluno usando mais o pronome “nós” nos textos. Ainda há muito a fazer no percurso de considerar a experiência do aluno nos conteúdos expressos nos livros. 

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Biografia do Autor

Josete Rocha dos Santos, Instituto NUTES

Professora de Lìngua Portuguesa e Literatura do Estado do Rio de Janeiro e lecionando para a modalidade de Jovens e Adultos há 22 anos. Atualmente, sou doutorando na área de Educação em Ciências no Instituto Nutes localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalho com uma interface entre Língua e Educação em Ciências

Andréa Costa da Silva, Professora Colaboradora do Instituto NUTES

Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Atua como professora regente no magistério público desde 1985, a partir de 1996 no magistério público federal. Foi Editora Assistente da Revista da UNIFA, entre 2010 a 2014. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais e Educação; Gênero e Sexualidade ; Literatura e Educação; Mulheres e Forças Armadas.

 

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

DOS SANTOS, Josete Rocha; DA SILVA, Andréa Costa. Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 7–21, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16924. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16924. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação como Direito Humano e Social