Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16924Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Discurso, Biologia, Educação de Jovens e AdultosResumo
Pressupostos freireanos evidenciam como o conhecimento científico proposto pela escola deve ser associado ao saber do cotidiano. Assim, cidadania e letramento científico devem andar juntos e são ferramentas essenciais na busca por uma educação que contemple preceitos dos direitos humanos, presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Transpor esse olhar para a Educação de Jovens e Adultos – EJA – é o desafio desse artigo, que analisa discursos presentes no livro didático de Biologia destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade EJA. Com a Análise Crítica do Discurso verificamos que o significado identificacional está presente no livro didático, por meio dos pronomes pessoais “você” e “nós”. Os resultados mostram uma tentativa do enunciador de mostrar proximidade do aluno usando mais o pronome “nós” nos textos. Ainda há muito a fazer no percurso de considerar a experiência do aluno nos conteúdos expressos nos livros.
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