Processos de investigação-ação nas pesquisas brasileiras sobre a formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16753

Palavras-chave:

Investigação-ação, Formação de professores.

Resumo

Este artigo analisa a importância que há em utilizar a investigação-ação na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia, para promover a reflexão sobre as práticas docentes na busca por constituir investigadores ativos-críticos. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições de pesquisas de artigos produzidos no país sobre a investigação-ação/pesquisa-ação, o ensino de ciências e formação inicial ou continuada de professores de Ciências e Biologia. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, através de análise do tipo documental, realizada no Scientific Electronic Library Online, abrangendo pesquisas dos anos de 2002 a 2018. As pesquisas encontradas são das regiões sul, sudeste e nordeste, sendo que a região sudeste apresenta um maior número de pesquisas. A partir disso, por meio dos trabalhados encontrados na base de dados analisada foi possível identificar, caracterizar e reafirmar a importância de processos de investigação-ação nas pesquisas brasileiras sobre a formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia.

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Biografia do Autor

Taciara Lais Borgartz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). IFFAR, Campus Santa Rosa, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Professora da área de Pedagogia no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa. Professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS). Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Licenciatura em Pedagogia (SETREM).
IFFAR, Campus Santa Rosa, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

BORGARTZ, Taciara Lais; EMMEL, Rúbia. Processos de investigação-ação nas pesquisas brasileiras sobre a formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências/Biologia. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 214–227, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16753. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16753. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos