Editorial - Dialogia n. 35 - Educação como Direito Humano e Social

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira

Resumo


A Revista Dialogia publica o número 35, contemplando o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social”. Este número agrega pesquisas que retratam temáticas que circundam a Educação em sua contemporaneidade, como por exemplo: Educação e Direitos Humanos; Inclusão no Ensino Superior; Função Social da Escola; A Educação de Jovens e Adultos no Brasil; Conquistas e Retrocessos do Direito à Educação; Formação de Professores; Direitos Humanos e Linguísticos; Educação de Surdos; A Pesquisa em Educação; Direitos Humanos, Educação Inclusiva e EJA; Direito ao Espaço Escolar de Qualidade, Homeschooling no Contexto Político Brasileiro; Medidas Socioeducativas;  Educação do Campo, entre outras. Entendemos assim, que esse Dossiê engloba os direitos humanos e sociais em diferentes perspectivas e abordagens.

Desejamos que esses textos ofereçam subsídios teóricos e práticos para uma releitura da Educação enquanto Direitos Humanos e Sociais, em nuances políticas, históricas e sociais, englobando reflexões voltadas ao público infantil, jovem e adulto. Compartilhamos neste número textos inéditos relacionados a pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais, retratando fundamentos, metodologias, superações, desafios, entre outros elementos. Nesse sentido, o número 35, da Revista Dialogia, foi organizado com textos desenvolvidos por autores renomados de instituições nacionais de diferentes regiões do país.

O Dossiê apresentado neste número ainda é complementado com artigos que abordam assuntos de extrema relevância para o cenário atual, como: Currículo Prescrito; Espaço Maker; Sofrimento Psíquico; Hospitalidade e Hostilidade.

Lembramos ainda, que o número 35 dispõe de três resenhas, a saber: Pensando Educação: com os pés no chão, autoria de Tânia Zagury; Educação Física e Tecnologia: o processo de “tecnização” educacional, autoria de Evandro Antônio; Habilidades Socioemocionais na Escola: guia prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, autoria de Roseli Bonfante.

Por fim, salientamos que a entrevista deste número foi cedida por Angela Aparecida da Cruz Duran. Professora do Ensino Superior, nos Cursos de Direito e Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Paranaíba/MS. É pesquisadora de temáticas nas seguintes áreas de conhecimento: Antropologia, História, Filosofia, Sociologia e Teoria Geral do Direito. Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Direito e Políticas Públicas para o Ensino Superior. Ensino Jurídico. Educação em ou para os Direitos Humanos. Em seu depoimento nos leva a refletir sobre a educação como direito humano, sua importância e as possibilidades para que essa perspectiva seja efetivada atualmente, dentre outros aspectos da temática.

Esperamos que esta publicação amplie e contribua com os diálogos na área, propiciando a divulgação do conhecimento sobre os temas relacionados, bem como oferecendo novos olhares, dimensões e percepções. 

 

Excelente leitura!

 

Adriana Aparecida de Lima Terçariol

Rosiley Aparecida Teixeira

(Editoras)

 Cite como

 (ABNT NBR 6023:2018)

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; TEIXEIRA, Rosiley Aparecida. Educação como direito humano e social. Editorial. Dialogia, São Paulo, n. 35, p. 1-2, maio/ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932.

 American Psychological Association (APA)

Terçariol, A. A. de L. & Teixeira R. A. (2020, maio/ago.). Educação como direito humano e social. Editorial. Dialogia, São Paulo, 35, p. 1-2. https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932

Direitos autorais 2020 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.