Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16869

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Superior, Inclusão.

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior brasileiro é respaldada por aparatos legais criados ao longo dos últimos 30 anos. Apesar disso, nota-se grande dificuldade de as universidades lidarem de forma efetiva com esse público alvo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo averiguar as percepções de docentes de uma universidade federal quanto à inclusão educacional destes alunos em um curso de licenciatura em ciências biológicas. Por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, foi possível verificar e discutir os desafios que envolvem essa questão, identificando que, para além de políticas públicas, a prática docente adequada e a criação de ações pela universidade são essenciais para a real inclusão destes alunos.

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Biografia do Autor

João Paulo Xavier de Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014-2015). Desde 2018 é integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Participou do Programa Residência Pedagógica e do Projeto de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências (2018-2019). Atuou como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Unifei (2019).
Universidade Federal de Itajubá
Itajubá – Minas Gerais, Brasil.

Ana Carolina Sales Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

É graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). É especialista em Linguagem pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo( FCMSCSP). É especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). É especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. É especialista em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação. É especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Mestra e Doutora em Ciências da Linguagem (CAPES 4) pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora da Disciplina de LIBRAS e Linguagem e Comunicação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Universidade Federal de Itajubá
Itajubá – Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

FREITAS, João Paulo Xavier de; OLIVEIRA, Ana Carolina Sales. Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 64–78, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16869. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16869. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação como Direito Humano e Social