Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16907

Palavras-chave:

Função Social, Escolarização, Ensaio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar as compreensões acerca da função social da escola, apresentada por graduados em cursos de licenciatura de diversas regiões do Brasil. Por meio de formulário online, foram coletadas cinquenta e seis respostas que são analisadas e problematizadas, tendo como base sua análise e categorização. O estudo mobiliza-se por meio de um ensaio com inspirações de Larrosa (2003), conjecturando o percurso de investigação a que se propõem os autores. Emerge do estudo, cinco categorias de análise: cidadania; ensino de conteúdo; mão de obra/formação para o mercado de trabalho; formação humana e integral; sem função social (todas com possíveis compreensões da educação como um direito humano).  As categorias foram atentamente problematizadas, a partir de autores e pesquisadores que nos servem de inspiração para pensar o campo da educação e/ou escolarização. Desta pesquisa, resultam as mais diversas noções de função social da escola no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Oliari, Universidade Federal de Santa Maria / Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestre em Educação pelo PPGE/UNOCHAPECÓ.
Licenciado em Filosofia e Ciências da Religião pela UNOCHAPECÓ.
Bolsista Pós-Graduação FUMDES/UNIEDU.
Professor da UNOCHAPECÓ e de Escola Pública da Rede Estadual de Santa Catarina.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM.
Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Raquel Brum Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM.
Especialista em Gestão Educacional pela UFSM.
Licenciada em Filosofia pela UFSM. Bolsista de demanda Social da CAPES.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre Passado e Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Tradução César Augusto R. De Almeida; Antônio Abranches; Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CORRÊA, Guilherme. Educação, comunicação, anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.

COSTA, Marvim. Google Docs: crie, edite e visualize documentos online. 2015. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google-docs-app.html#:~:text=O%20Google%20Docs%20%C3%A9%20um,quanto%20na%20mem%C3%B3ria%20do%20dispositivo Acesso em: 22/03/2020.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 28, n. 2, jul/dez, 2003, p. 101 – 115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25643/14981 Acesso em: 23/07/2020.

MALAVOLTA, Ana Paula Parise; RIGUE, Fernanda Monteiro; BIAZUS, Camila Baldicera. Em Defesa de um corpo-potência: notas sobre educação e política. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, pág. 92-118, janeiro-abril, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45318 Acesso em: 23/07/2020.

MARRACH, Sônia Alem. Neoliberalismo e Educação. In: GHIRALDELLI, Paulo (org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez Editora, p. 42-56, 1996.

MASSCHELEIN, Jan.; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2017.

NASCIMENTO, Rogério. Sofisma é imprescindível à democracia ou como mentir apenas dizendo verdades ou ainda “sorria! você está sendo filmado!”. Verve - Revista Semestral Autogestionária do NU-SOL. n. 11, p. 156-167, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verve/article/view/5078 , Acesso em: 23/07/2020

RIGUE, Fernanda Monteiro. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13153 Acesso em: 23/07/2020.

RIGUE, Fernanda Monteiro; OLIARI, Gilberto; RIBAS, Jéssica Erd; STURZA, Raquel Brum. Vidas em Movimento: Narrativas como estratégia para pensar a escola e trajetórias escolares. In:

OLIARI, Gilberto. Artesania do fazer pedagógico: em defesa do escolar. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.

Downloads

Publicado

28.08.2020

Como Citar

OLIARI, Gilberto; RIGUE, Fernanda Monteiro; STURZA, Raquel Brum. Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 79–92, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16907. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16907. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação como Direito Humano e Social