Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16907

Palabras clave:

Função Social, Escolarização, Ensaio.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo problematizar as compreensões acerca da função social da escola, apresentada por graduados em cursos de licenciatura de diversas regiões do Brasil. Por meio de formulário online, foram coletadas cinquenta e seis respostas que são analisadas e problematizadas, tendo como base sua análise e categorização. O estudo mobiliza-se por meio de um ensaio com inspirações de Larrosa (2003), conjecturando o percurso de investigação a que se propõem os autores. Emerge do estudo, cinco categorias de análise: cidadania; ensino de conteúdo; mão de obra/formação para o mercado de trabalho; formação humana e integral; sem função social (todas com possíveis compreensões da educação como um direito humano).  As categorias foram atentamente problematizadas, a partir de autores e pesquisadores que nos servem de inspiração para pensar o campo da educação e/ou escolarização. Desta pesquisa, resultam as mais diversas noções de função social da escola no contemporâneo.

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Biografía del autor/a

Gilberto Oliari, Universidade Federal de Santa Maria / Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestre em Educação pelo PPGE/UNOCHAPECÓ.
Licenciado em Filosofia e Ciências da Religião pela UNOCHAPECÓ.
Bolsista Pós-Graduação FUMDES/UNIEDU.
Professor da UNOCHAPECÓ e de Escola Pública da Rede Estadual de Santa Catarina.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM.
Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Raquel Brum Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM.
Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM.
Especialista em Gestão Educacional pela UFSM.
Licenciada em Filosofia pela UFSM. Bolsista de demanda Social da CAPES.

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

OLIARI, Gilberto; RIGUE, Fernanda Monteiro; STURZA, Raquel Brum. Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 79–92, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16907. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16907. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação como Direito Humano e Social