Estudo exploratório para implementação de um espaço maker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16563

Palavras-chave:

Educação maker, Educação 4.0, Metodologias de aprendizagem, Ensino fundamental, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

A era digital traz uma infinidade de possibilidades de acesso a informações e nos leva a questionar: como a escola se adaptará às novas demandas por aprendizado em um mundo tão rápido e desafiador? A partir deste questionamento, ao longo de dez meses um grupo de pesquisadores de uma universidade pública concebeu uma proposta de espaço maker (e-lab) para estudantes do ensino fundamental, como espaço de integração entre investigação e aprendizagem. Este relato tem por objetivo apresentar o trabalho de organização desse espaço e seus resultados preliminares. A metodologia aplicada para reunião dos dados foi a observação participante, bem como a utilização de cadernos de campo e atas de reuniões. Nas discussões, os elementos didáticos pedagógicos ressaltados foram: avaliação diagnóstica para planejar, organizar, acompanhar e avaliar atividades; atuação dos educadores em dois grupos: tutoria-coaching e tutoria-andaime com base na pedagogia por projetos e problematização; trabalho com a reciprocidade educativa a partir de valores éticos e respeito pelas diferenças, por exemplo, a diferença de idade. A criação do e-lab abrangeu aspectos técnicos, estruturais e didático-pedagógicos, mas como é proposta em implantação, será no curso da atividade, ou seja, na implementação e execução das atividades, que será possível avaliar e ajustar as metas.

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Biografia do Autor

Estela Aparecida Oliveira Vieira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Pós doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras. UFLA – Minas Gerais – Brasil. Doutora em Educação pela Aix Marseille Université em cotutela com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco – Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras; Pro reitor de graduação UFLA – Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

VIEIRA, Estela Aparecida Oliveira; MARTINS, Ronei Ximenes. Estudo exploratório para implementação de um espaço maker. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 245–262, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16563. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16563. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos