O currículo prescrito no cotidiano escolar: interpretações de Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16009Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico, Currículo, Formação de professores, Educação Infantil.Resumo
Este artigo apresenta recorte de pesquisa que teve como objetivo analisar, a partir de entrevistas e observações junto a coordenadoras pedagógicas de duas instituições de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo – SP, as interpretações acerca de documentos curriculares oficiais da Educação Infantil e as formações das professoras em contexto, com vistas à condução das práticas pedagógicas, de forma consistente com as propostas presentes nos documentos oficiais. Neste artigo, focaremos os significados construídos pelas profissionais acerca das noções de criança e currículo, bem como de seu papel mediador no trabalho realizado com os documentos curriculares oficiais no âmbito da formação de professores, desde uma perspectiva qualitativa de referência sociocultural, buscando compreender relações, explicações, problematizações e reflexões empreendidas pelas coordenadoras, no âmbito da ação formativa. Destaca-se aqui a atividade de construção de significados e de ressignificações que faz parte da formação e que se concretiza na atuação da coordenação pedagógica, quando da apropriação do currículo prescrito, visando a sua concretização no currículo em ação e as dificuldades que as coordenadoras encontram em contextualizar a abordagem proposta pelas instâncias centrais.
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