Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16913

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Refúgio, Migração, Educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as leis voltadas para imigração e refúgio a partir de uma pesquisa mais ampla realizada numa escola pública da Baixada Fluminense. Partindo de entrevistas com educadoras, famílias e de oficinas pedagógicas realizadas com crianças em situação de imigração/refúgio, seguimos uma perspectiva crítica de educação intercultural e a concepção histórico-cultural para desenvolver reflexões. O recorte trazido para este artigo destaca a dicotomia observada entre o aparato hospitaleiro das leis brasileiras de acolhimento ao refugiado e o cotidiano hostil enfrentado pelas famílias para matricular filhos na escola. Considerando esse objetivo, organizamos o artigo em três sessões: apresentamos os sujeitos da pesquisa e a base teórico-metodológica de nossas análises; tecemos reflexões sobre as leis brasileiras que os acolhem; por fim, tecemos algumas conclusões provisórias, sobre a situação dessas famílias e a responsabilidade do Estado brasileiro em garantir a dignidade humana destas, como das demais famílias que vivem no Brasil.

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Biografia do Autor

Leila de Carvalho Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Língua Portuguesa. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Kelly Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Educação, Comunicação e Cultura ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Co-coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Interculturalidade e Linguagens.– RJ – Brasil.

Kellen Dias de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Literatura Comparada. Professora Adjunta do departamento de formaçao de professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF).

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

MENDES, Leila de Carvalho; RUSSO, Kelly; BARROS, Kellen Dias de. Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 200–213, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16913. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16913. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos