Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16944

Palavras-chave:

Direito à educação, Escola pública, Espaço escolar, Infraestrutura, Qualidade.

Resumo

O texto parte da seguinte premissa: conquistar uma vaga na escola pública é parte do direito à educação, mas tal direito só estará completo se a vaga se fizer acompanhada por referenciais de qualidade, entre os quais, uma infraestrutura adequada.  Para problematizar a qualidade do espaço escolar, apresenta como pano de fundo, parte dos dados publicizados pela pesquisa da UNESCO (ALVES; XAVIER, 2019) sobre a infraestrutura das escolas.  Metodologicamente, trata-se de um texto analítico-reconstrutivo de base bibliográfica (revisão temática), cotejado por informações censitárias.  O texto coloca a questão da qualidade, na educação, como um tema político, que perpassa por espaços adequados, com o mínimo de infraestrutura, higiene e segurança. Conclui que a consecução de um direito não está descolada de condições contextuais e objetivas que garantam sua efetividade, para além de declarações e intenções.  Portanto, é preciso ir além da vaga: garantir a permanência, o sucesso escolar e um padrão mínimo (digno) de qualidade na escola.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Professora e pesquisadora do programa de Pós-Graduação em, Educação da Universidade de Passo Fundo.  Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

28.08.2020

Como Citar

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 22–35, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16944. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16944. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação como Direito Humano e Social